Acadêmico de Música da UFSM vai tocar com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

O acordeonista Fernando Ávila, atualmente aluno dos cursos de Licenciatura e Especialização em Música da UFSM, vai se apresentar no dia 26 de setembro com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, grupo fundado em 1935 pelo escritor Mário de Andrade. Fernando vai tocar no concerto composições de sua própria autoria, as quais constam no CD A Lua de Santiago. Embora lançado em 2017, o disco foi indicado, na categoria Revelação, ao Prêmio Açorianos de Música 2019, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre. O espetáculo na capital paulista será às 20h no Sala do Conservatório, que fica na Praça das Artes, complexo cultural localizado próximo ao Theatro Municipal.

Bacharel em Música (habilitação Música Popular) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fernando Ávila considera que esta será a apresentação mais importante da sua carreira até o presente momento. Como é praticamente inevitável entre os acordeonistas gaúchos, os ritmos regionais do Rio Grande do Sul estão bastante presentes em sua música, assim como em seus estudos e pesquisas. Mas o seu disco (gravado junto com um quinteto de cordas) mostra que o acordeon pode aproximar a milonga, não somente do tango e do baião, como também da bossa nova. Nos últimos anos, Fernando tem dividido o palco com músicos oriundos de estilos tão distintos entre si como o regionalismo gaúcho, o jazz e o erudito.

Outras informações sobre a carreira de Fernando Ávila estão disponíveis aqui. Algumas de suas composições e trechos de shows constam em seu canal no Youtube.