Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Evento sobre os 40 anos da Lei da Anistia e novas formas de autoritarismo será na próxima semana



Arte vertical, em preto e branco, sobre uma foto de uma caminhada de protesto referente à anistia de 40 anos atrásO evento “40 Anos da Lei da Anistia. Pensando as novas formas de autoritarismo” será realizado na terça-feira (17), das 17h às 19h, no auditório da Progep, prédio 48C do campus sede.

O coordenador da Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul (CEV/RS) entre os anos 2012 e 2014, Carlos Federico Barcellos Guazzelli, irá ministrar a palestra “Justiça de transição no Brasil: da Lei da Anistia às comissões da verdade”. Como debatedora, estará a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Virginia Susana Vecchioli.

A iniciativa tem como objetivo refletir sobre o passado recente das ditaduras dos países do Cone Sul e sobre o presente no atual contexto de contestação às conquistas do Brasil no campo dos direitos humanos.

Já na quinta-feira (19), no mesmo local e horário, o evento terá continuidade com o tema “40 anos da anistia: uma luta do passado, repercussões no presente”, a ser abordado pelos palestrantes Carlos Artur Gallo, professor do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Gilvan Odival Veiga Dockhorn, professor lotado no Departamento de Turismo da UFSM. Como comentarista, estará o professor de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais Cleber Ori Cuti Martins. 

A organização do evento é dos professores Virginia Vecchioli, Cleber Cuti e Cláudia Kessler, do Departamento de Ciências Sociais do CCSH, com apoio do curso de licenciatura em Ciências Sociais.

O evento é aberto a todos os interessados. Inscrições no local. Haverá entrega de certificados. Mais informações pelo email lcs@ufsm.br.


Publicações Recentes