Feira Ana Primavesi completa dois anos proporcionando uma alimentação saudável

Em janeiro de 2014, um grupo de agricultores de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que cultivava alimentos orgânicos com acompanhamento da Emater, procurou a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM em busca de um espaço para realização de atividades que permitissem a troca de conhecimentos, experiências, diálogos e saberes relacionados à produção orgânica. Além disso, outra demanda era ter um espaço para comercializar os produtos oriundos de sua produção.

A partir de então, foram acolhidos pela Instituição, por meio de um projeto multidisciplinar, do qual participavam os agricultores, técnicos da Emater, professores, técnico-administrativos e estudantes da UFSM. As atividades se desenvolveram em diversos espaços, englobando a participação em seminários, palestras, encontros nas unidades de produção das famílias de agricultores participantes e visitas a outras cidades que trabalham com agricultura orgânica.

A partir disso, tornou-se fundamental a realização de uma feira da produção orgânica devidamente regulamentada. Para isto, UFSM e Emater orientaram os agricultores no encaminhamento dos trâmites necessários para obtenção do cadastro de produtor familiar orgânico no Ministério da Agricultura (Mapa) para estarem autorizados para a venda direta ao consumidor e em feiras, nos termos da Lei 10.831.

Durante essa caminhada, muitos diálogos foram sendo estabelecidos, uma vez que o coletivo cresceu e contava com a participação de agricultores de Santa Maria e das cidades vizinhas, o que de certa forma trouxe algumas dificuldades para o andamento das ações, principalmente pelo aspecto da distância entre as unidades de produção para as visitas regulamentares.

Decidiu-se então que os processos de encaminhamento dos cadastros junto ao Mapa seriam feitos em cada localidade. Assim, o grupo de Santa Maria, na época constituído por cinco famílias de agricultores, obteve o seu registro em setembro de 2017, que culminou com a realização da 1º edição da feira de orgânicos de Santa Maria, a Feira Ana Primavesi, no Espaço Multiuso da UFSM.

Hoje, a feira ocorre no espaço localizado na cobertura da ponte seca, nas proximidades do Restaurante Universitário, todas às quartas-feiras, a partir das 10h. A escolha do nome Ana Primavesi é uma homenagem à professora pioneira nos estudos em agroecologia na UFSM e no Brasil.

Por ocasião do aniversário, neste mês de setembro, o coletivo escolheu ouvir seus parceiros consumidores e descobriu que, para eles, a feira é um lugar de cooperação, sustentabilidade, com alimentos livres de venenos e produzidos com amor.

Para comemorar os dois anos, estão sendo realizadas atividades especiais. Na próxima quarta-feira (18), às 10h30, acontecerá oficina de culinária saudável, e no dia 25 de setembro, a partir das 10h, atividades especiais, com degustação de lanches e sorteio de uma cesta de produtos orgânicos.