Mídia e migrações transnacionais serão tema de curso de extensão voltado para comunicadores

De 26 de setembro a 17 de outubro, ocorre o Curso de Extensão para Comunicadores sobre Mídia e Migrações Transnacionais. Seu objetivo é promover a formação e aperfeiçoamento de profissionais e estudantes do campo da comunicação, de modo a construir conhecimento e atualização sobre a trajetória dos movimentos migratórios no Brasil e no mundo e refletir sobre o papel das construções midiáticas na promoção de relações interculturais das sociedades contemporâneas. A promoção é do Grupo de Pesquisa Comunicação em Rede, Identidades e Cidadania e do Migraidh – Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional. As atividades vão ocorrer nas quintas-feiras, das 19h às 22h, na sala do Tribunal do Júri, no prédio da antiga reitoria.

O evento é uma oportunidade de refletir sobre o papel das mídias na produção de conteúdo e no debate público relacionado às migrações no cenário brasileiro e internacional contemporâneo. Busca-se ainda refletir sobre o exercício ético da profissão de comunicadores diante da temática, além de ampliar e aprimorar a participação das mídias a partir de abordagens humanistas, na promoção dos direitos humanos, diversidade cultural e cidadania universal.

O curso é dividido em quatro módulos sendo um para cada encontro:

26 de setembro – Conceitos e noções básicas sobre as migrações transnacionais e mídia; panorama histórico e trajetória dos movimentos migratórios no Brasil e no mundo.

3 de outubro – Políticas migratórias locais, estaduais, nacionais e internacionais.

10 de outubro – Cultura, diversidade cultural, interculturalidade e as suas relações com a comunicação midiática.

17 de outubro – Características e tendências da cobertura das migrações transnacionais nos meios de comunicação brasileiros; desafios éticos para a abordagem midiática das migrações; novos horizontes e possibilidades na mídia sobre migrações.

Os ministrantes do curso serão os professores Liliane Dutra Brignol e Guilherme Curi, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, em conjunto com alunos de pós-graduação que fazem parte dos grupos que organizam o curso.

O público-alvo do curso, que tem participação gratuita, é constituído por profissionais e estudantes de comunicação de Santa Maria e região. Os participantes vão ganhar certificado.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de setembro. Outras informações constam na página do curso no Facebook.