Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ministro de Ciência e Tecnologia participa do II Congresso Aeroespacial Brasileiro na UFSM



O Congresso Aeroespacial Brasileiro (CAB) terá sua segunda edição do evento entre os dias 16 e 19 de setembro, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A mesa de abertura contará com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, no dia 16 (segunda-feira) às 9h, seguida pela palestra intitulada “A relevância do setor aeroespacial para o Brasil”, que será ministrada pelo próprio ministro. O evento ocorrerá no Auditório Wilson Aita, no prédio do Centro de Tecnologia da UFSM

CAB – O Congresso tem como enfoque o diálogo entre os diversos representantes do setor aeronáutico e astronáutico brasileiro, e irá abordar o tema “Debates e Diálogo entre os Atores do Setor Aeroespacial Brasileiro”.

O II CAB visa promover o diálogo entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, governo, forças armadas e de segurança, órgãos públicos e investidores, trazendo o debate da transferência de conhecimento da universidade para os setores produtivos. De modo a ampliar o ponto de vista do setor, será promovida a integração entre estudos estratégicos, contexto estratégico, tecnológico e produtivo, com uso das tecnologias na defesa e segurança, modelos de produção e inovação, criando um escopo além do acadêmico e de pesquisa. O evento também visa fomentar a cultura de trabalhar com engenharia aeroespacial nas instituições. A natureza interdisciplinar da área propicia que trabalhos de diversos setores possam ser aproveitados em oportunidades do setor aeroespacial.

As áreas temáticas abordadas serão: aerodinâmica; propulsão; estruturas, materiais e fabricação; mecânica de voo, controle e sistemas; engenharia de sistemas, integração e testes; satélites, constelações e sub-sistemas; concepção e operação de missões espaciais; fenômenos atmosféricos e espaciais e seus efeitos sobre sistemas aeroespaciais; lançadores e foguetes de sondagem; SARP’s e aplicações; ensino em engenharia aeroespacial; empreendedorismo e transferência tecnológica; tecnologias para defesa e segurança pública; economia da defesa e estudos estratégicos; direito espacial.

Acesse o link para saber mais sobre o II Congresso Aeroespacial Brasileiro.

MINISTRO – O ministro Marcos Pontes é Mestre em Engenharia de Sistemas, Engenheiro Aeronáutico formado pelo ITA, Piloto de Testes de Aeronaves e Astronauta Profissional Especialista de Missão. Foi nomeado para comandar o Ministério de Ciência e Tecnologia em 2019. Militar da FAB, entrou para reserva com a patente de tenente-coronel para se dedicar as atividades da carreira de astronauta. Antes de assumir o MCTI, trabalhava como palestrante motivacional, coach especialista em desempenho pessoal e profissional, consultor técnico e especialista em segurança operacional.

Em 1981 Marcos ingressou na Academia da Força Aérea, sendo classificado como o segundo colocado no país. Em 1986, foi transferido para o “Esquadrão Centauro” em Santa Maria (RS), onde permaneceu por três anos. No dia 24 de junho de 2007, Marcos Pontes foi agraciado com a medalha de Visitante Ilustre pela UFSM.

Texto: Laura Coelho de Almeida, bolsista de jornalismo da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49567

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes