Professora dos EUA vai ministrar seminário na Pós-Graduação em Comunicação da UFSM

No mês de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da UFSM vai receber a professora Vicki Mayer, da Tulane University (de New Orleans, EUA). Ela estuda o trabalho dos profissionais de comunicação, sejam eles autônomos ou vinculados às grandes indústrias de comunicação. As publicações da pesquisadora incluem quatro livros próprios, três volumes editados e 33 artigos em revistas científicas. Além disso, dirige projetos digitais elaborados pelas próprias comunidades. É a partir dessa trajetória de pesquisa que Mayer vai ministrar o Seminário Mídia e Comunidades, entre os dias 2 e 5 de outubro, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) – localizado no prédio 74C do campus sede. A programação e os temas a serem abordados podem ser conferidos aqui.

O seminário é aberto a professores e alunos de pós-graduação e graduação da UFSM e de outras instituições de ensino superior. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail: seminariomidiaecomunidades@gmail.com. Há duas modalidades de participação: o seminário completo com cinco turnos (com certificado de 20 horas para quem participar de pelo menos quatro turnos) ou por turnos específicos (com comprovante para liberação das aulas). Mayer compreende o português e pode dialogar com os participantes em português, mas fará a maior parte da palestra em sua língua nativa, o inglês.

Ela está vindo ao Poscom em missão do Programa Institucional de Internacionalização (Print), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mayer vem a convite dos grupos de pesquisa Usos Sociais da Mídia (da professora Veneza Mayora Ronsini), Estudos de Jornalismo (da professora Márcia Franz Amaral) e Estudos e Projetos em Comunicação e Estudos Culturais (da professora Ana Carolina Escosteguy). Um dos objetivos do Print/Capes é estimular a formação de redes de pesquisas internacionais e aprimorar a qualidade da produção acadêmica.