Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

UFSM terá exposição e atividades do Museu do Holocausto em outubro



A exposição itinerante “Entre Aspas” ocorrerá de 1º a 30 de
outubro, na Sala de Exposições Nelson Ellwanger, na UFSM Silveira Martins. Trata-se de uma parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba. A exposição reúne trechos de depoimentos e entrevistas de sobreviventes do Holocausto. 

As relações de trabalho entre a UFSM e o Museu do Holocausto de Curitiba tiveram início com a elaboração do projeto de doutorado do acadêmico Elivélton Krümmel (PPGL), no início deste ano. O projeto está provisoriamente intitulado “Travessias pelos corredores da memória: o Museu do Holocausto na sua constituição discursiva e política”.

Agora, uma das exposições itinerantes do acervo do museu virá à região. Assim como as demais exposições do museu, ela possui o objetivo de, através das diretrizes conceituais e curatoriais, narrar o Holocausto, prezar por histórias de vida, de superação. A premissa que rege o museu é a de “Educar para que nunca se repita”.

A visitação é gratuita. Escolas e comunidade em geral são convidadas para a exposição. Grupos com mais de 15 pessoas precisam agendar a visita pelo telefone (55) 3224-4701.

Além da exposição, haverá a seguinte programação:

1º de outubro – Visita do representante do Museu do Holocausto, Michel Ehrlich, do Departamento de História do Museu.

22 de outubro – Conferência do diretor do Museu do Holocausto, Carlos Reiss, na Jornada Acadêmica Integrada (JAI), sob o título de “O Universalismo da Shoá: por que transmitir o Holocausto no século XXI”, e lançamento de seu livro, intitulado “Luz sobre o Caos: educação e memória do Holocausto”.

23 de outubro – Encontro com o curador da exposição “Entre Aspas”, Carlos Reiss, diretor do Museu, em Silveira Martins.


Publicações Recentes