Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor de Química da UFSM ministra palestra na feira Analitica Latin America



O professor Érico Flores ministrou a conferência na última quarta-feira (25) no São Paulo Expocenter

Na última quarta-feira (25), o professor do Departamento de Química e atual secretário de Apoio Internacional da UFSM, Érico Marlon de Moraes Flores, ministrou a palestra “Métodos verdes de preparo de amostras para a determinação de impurezas inorgânicas em produtos farmacêuticos” (Green sample preparation methods for further determination of inorganic impurities in pharmaceutical products). A palestra ocorreu no São Paulo Expocenter como parte da programação da feira Analitica Latin America e do 2º Simpósio de Inovação Analítica, organizado pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB). Único convidado da região Sul do país, o professor Érico, membro titular da ACFB, apresentou os resultados recentes desenvolvidos na UFSM na área de controle de qualidade de produtos farmacêuticos.

A Analitica Latin America é uma das maiores feiras da indústria química e analítica, recebendo mais de 8 mil visitantes anualmente. Para o professor Érico, o convite para a palestra é um reconhecimento da qualidade das pesquisas realizadas pelo Laboratório de Análises Químicas e Ambientais (Laqia) do Departamento de Química da UFSM. Foram apresentados os desenvolvimentos recentes e as tendências modernas na área de controle de contaminantes inorgânicos em medicamentos, um dos temas de grande relevância atual na área farmacêutica.

ACFB – Fundada em 1937, com sede no Rio de Janeiro, a Academia Nacional de Farmácia (também conhecida como ACFB) é uma das mais longevas sociedades científicas brasileiras na área farmacêutica. Nasceu do Conselho Científico da Associação Brasileira de Farmacêuticos. É composta de membros titulares que são cientistas farmacêuticos, médicos, odontologistas e outros de várias áreas do conhecimento. Também é composta por membros eméritos, honorários, correspondentes e mantenedores.

Os membros titulares da academia simbolicamente ocupam cadeiras que têm como patronos farmacêuticos e cientistas brasileiros notáveis. As cadeiras, em número de 100, são distribuídas nas seções de farmácia, farmácia industrial, ciências (físicas, químicas, biológicas, biotecnológicas e naturais), farmacologia, medicina humana, medicina veterinária e odontologia. Atualmente a UFSM é representada por dois membros titulares na entidade: os professores Érico Flores e Juliano Barin (docente do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos), que ocupam as cadeiras 31 e 60, respectivamente.

Érico é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM e coordenador do Laqia, possuindo expressiva produção científica e contribuições na área de inovação. Ele tem várias patentes de inovações tecnológicas, sendo uma delas comercializada em mais de 20 países. O Laqia também tem se destacado no cenário internacional, entre outras atividades, como pioneiro no desenvolvimento de métodos analíticos que possibilitaram o controle de qualidade de produtos farmacêuticos e determinação de contaminantes inorgânicos em baixa concentração, que são desafios atuais para o setor farmacêutico.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49790

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes