Descubra UFSM: visitantes conhecem ações de sustentabilidade e projetos do Colégio Politécnico da UFSM

Espaço UMA: ações sustentáveis da UFSM em destaque no Descubra

Estudantes que participaram da sexta edição do Descubra UFSM  no último final de semana acompanharam as atividades que a Universidade desenvolve em relação à sustentabilidade e meio ambiente, além de projetos protagonizados pelo Colégio Politécnico da UFSM.

O projeto UMA

O projeto Universidade Meio Ambiente trabalha para ser um colaborador no desenvolvimento de atividades relacionadas ao cuidado com o meio ambiente. Durante o Descubra, promoveu a consciência ambiental da UFSM, interagindo e respondendo d[uvidas dúvidas a respeito do assunto. Quem passou pelo estande teve a oportunidade de conhecer os projetos voltados para a comunidade universitária.

Adote UMA caneca – Segundo pesquisa realizada pela UMA, a cada ano são descartados em média 900 milhões de copos plásticos na Universidade. Com a intenção de diminuir os impactos esse número de descartes, nasceu o projeto “Adote UMA caneca”, que incentiva o uso de canecas reutilizáveis diariamente, assim o consumo de materiais descartáveis e com grande tempo de decomposição é evitado. “Anteriormente foram produzidas 300 canecas de porcelana que foram distribuídas de forma estratégica na UFSM: departamentos, pró reitores, etc. Para a comunidade acadêmica, foram distribuídas canecas de plástico, juntamente com os squeezes, as garrafinhas de plástico que fizeram bastante sucesso. O mesmo lote foi distribuído novamente esse ano, e pretendemos retomar a campanha novamente.” explica Upiragibe Pinheiro, engenheiro químico do setor de Planejamento Ambiental e coordenador temporário da Comissão de Planejamento Ambiental.

Coleta Seletiva Solidária –  Formalizada em 2016, consiste no recolhimento dos resíduos recicláveis gerados na UFSM, possui convênio com três associações (ASMAR, Arsele e Noêmia Lazzarini), que ficam com o valor da venda dos resíduos. Inicialmente, 30 pontos faziam parte da rota, hoje cerca de 70 pontos de coleta estão espalhados pelo campus. Durante a rota acontece a coleta de resíduos recicláveis, rejeitos e orgânicos. Também conta com pontos para a entrega voluntária de eletroeletrônicos. “É o projeto de maior sucesso, começou nos restaurantes e lancherias e logo foi ampliado. Estamos desenvolvendo novos PEVs (ponto de entrega voluntária), para melhorar a funcionalidade.” acrescenta Upiragibe.

UMA Bike – Esse projeto disponibilizava bicicletas para a locomoção dentro do campus para todos aqueles que sentiam necessidade. Os pontos para a retirada e devolução das bicicletas eram espalhados por toda a universidade para facilitar o acesso. “Esse projeto ajudou a divulgar bastante a marca, no entanto, acabou definhando e no momento está inativo. Estamos estudando como retomar, porque era um projeto muito interessante, mas como foi feito às pressas, o sistema precisa ser melhorado.” finaliza.

Colégio Politécnico também é destaque no Descubra UFSM

A Floresce– Floricultura Escola do Colégio Politécnico – também estava presente com distribuição mudas, oferta de minicursos e oficinas aos visitantes. O projeto foi inaugurado em 2015 e funciona como local de prática para os estudantes do curso Técnico em Paisagismo. Os alunos aprendem sobre o cultivo das plantas, confecção dos arranjos e comercialização dos produtos produzidos. Além disso, há o trabalho da decoração de eventos como o próprio Descubra, que foi realizado pelo setor de floricultura. “Aqui tem o trabalho dos alunos desde a semeadura até a colheita das plantas. É um curso muito bom, abre portas para várias áreas. A Floresce e o curso Técnico em Paisagismo andam juntos nessa área.” comenta Nathana de Arruda, estudante do quarto semestre do curso Técnico em Paisagismo. A Floricultura funciona as terças, quartas e quintas, das 13:30h até ás 17:30h.

Já o setor de Olericultura, propõe atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM. São trabalhadas produção de mudas em hidroponia, que é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Também existe a produção a solo, que exige uma maior dedicação dos alunos do curso de Agropecuária e Agricultura, onde realizam as aulas práticas que exigem maior contato com a terra. A produção de mudas é comercializada dentro do Politécnico, o setor é aberto para visitação e venda. “Todo o setor é em função das aulas, do aprendizado dos alunos. Trabalhamos com a produção de alface, rúcula, temperos verdes, repolho, couve flor… Temos projetos com escolas fora da UFSM, onde a gente ensina a fazer o plantio, a cultivar, manter uma horta.” comenta Maiara, bolsista no setor.

O Descubra acontece anualmente e a sua proposta é divulgar aos visitantes os cursos e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, tirar dúvidas e conhecer os cursos ofertados pela UFSM.

Texto: Vitória Parise, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Fotos: Ana Laura Iwai