Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipes de Saúde da Família de Palmeira das Missões participam de oficina na UFSM



Grupos reunidos apresentaram ações realizadas e vulnerabilidades encontradas nas comunidades visitadas

Aconteceu no dia 25 de setembro no auditório do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, a oficina Vulnerabilidades Sociais e Risco Social, promovida pelo grupo do Eixo 1 – Vulnerabilidades Sociais do Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde/Interprofissionalidade. O grupo tem como um de seus objetivos desenvolver ações coletivas interprofissionais e intersetoriais que minimizem as situações de vulnerabilidades sociais de indivíduos, famílias e comunidades que vivem em territórios de três Estratégias Saúde da Família no município. Para atingir esse objetivo, uma das ações é a Educação Permanente em Saúde com as equipes de Saúde da Família.

Estiveram presentes na oficina 50 profissionais das equipes, acadêmicos dos cursos de graduação em Enfermagem, professores, preceptores e acadêmicos bolsistas dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Ciências Biológicas do PET em uma roda de conversa com a convidada Fabiana Milesi, assistente social da Secretaria Municipal da Saúde. A convidada apresentou conceitos de vulnerabilidades sociais e riscos sociais e organizou cinco grupos para discussão de casos de famílias em situação de vulnerabilidades sociais e intervenções na rede de atenção. Os grupos se reuniram, trouxeram casos reais do trabalho e apresentaram as vulnerabilidades e as ações.

Para a professora Ethel Bastos da Silva, as discussões foram ricas e esclarecedoras. “A problematização a partir da realidade vivencial, somada às informações científicas, promoveram a reflexão dos participantes. Esta oficina contribuiu para a qualificação na formação acadêmica e dos profissionais para atuar com esta problemática em seus territórios”.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49857

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes