Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mostra “(In)visibilidade” vai expor ao público o patrimônio artístico da UFSM



Será aberta nesta segunda-feira (7), às 17h, a mostra “Patrimônio Artístico da UFSM: (In)visibilidade”. A exposição contempla um conjunto de obras de arte patrimoniadas pela universidade, na tentativa de salvaguardar o patrimônio artístico da instituição formado ao longo dos anos. A curadoria, a cargo de Andrea Capssa e Rittieli Quaiatto, selecionou obras de diferentes períodos, estilos e técnicas, evidenciando a pluralidade da coleção. O público poderá visitar a mostra até o dia 18 de outubro na Sala Cláudio Carriconde, localizada no Centro de Artes e Letras – prédio 40 do campus sede.

O intuito da mostra é lançar luz sobre as obras doadas para a universidade e, através de projeto financiado pela Pró-Reitoria de Extensão (por meio da Coordenadoria de Cultura e Eventos), busca dar visibilidade ao patrimônio artístico da instituição, incentivar a manutenção do acervo, bem como atentar para o restauro de peças que se encontram, por ora, invisíveis.

As obras expostas estão devidamente catalogadas: tapeçarias, pinturas, desenhos e gravuras, de artistas renomados, nacionais e internacionais, tais como Iberê Camargo, Carlos Scliar e James Todd. Obras de ex-professores do CAL que deixaram seu legado, doadas para a instituição, estão presentes na mostra. A curadoria prevê novas ações a partir de um projeto de extensão aprovado recentemente (coordenado pelos professores Vera Vianna e Lutiere Dalla Valle) e soma forças ao acreditar que é possível dar visibilidade ao patrimônio artístico da UFSM e, sobretudo, preservar o acervo, resgatar memórias e fomentar a educação e a cultura.

A exposição conta ainda com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), CAL e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49907

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes