Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM é a 15ª melhor instituição brasileira em ensino, segundo o Ranking Universitário Folha



Foi divulgado nesta segunda-feira, 7, os resultados da edição 2019 do Ranking Universitário Folha (RUF). Na avaliação, das 197 instituições analisadas, a UFSM aparece como a 21ª do Brasil e a 2ª melhor pública do estado. 

Desenvolvido pela Folha de São Paulo

O RUF avalia instituições brasileiras, públicas e privadas, e leva em conta cinco indicadores, com pesos distintos: pesquisa (42% do total da nota),  ensino (32%) mercado (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%). 

Desses, o destaque da UFSM é na categoria ensino, na qual aparece na 15ª posição. Da instituição, quatro cursos figuram entre os melhores do Brasil: 

  • Agronomia (5º)
  • Medicina Veterinária (6º)
  • Zootecnia (6º) 
  • Engenharia Sanitária e Ambiental (10º)  

 

Outro dado destacado pelo RUF é que mais de metade das 63 universidades federais do país situam-se entre as 50 melhores. Para o vice-reitor, Luciano Schuch, a classificação da UFSM posiciona a instituição como uma referência no sul do país, reafirmando a importância da universidade na formação de profissionais altamente qualificados. “Isso se deve ao trabalho dos docentes, técnico-administrativos em educação e, principalmente, à dedicação dos estudantes, que fazem a diferença e contribuem com o crescimento da universidade e com a constante melhora da posição em rankings nacionais e internacionais”, finaliza Schuch.

O ranking Universitário Folha é uma avaliação anual que, desde 2012, atua na classificação de instituições brasileiras e dos cursos com o maior número de ingressantes. Os dados que compõem os indicadores de avaliação são coletados em bases de periódicos científicos, patentes, Censo da Educação Superior, Enade, agências de fomento à ciência e em pesquisas de opinião do Datafolha. 

 

Texto: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49953

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes