Encontro Compartilhando Saberes vai debater neurociência, produção científica e educação

Ainda restam algumas vagas para inscrição antecipada na palestra de abertura do 3º Encontro Compartilhando Saberes, evento-satélite da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. A palestra estará a cargo do professor de neurociência do comportamento Guilherme Marcos Nogueira. Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ele abordará o tema “Por que aprendemos o que aprendemos”, trazendo as contribuições da neurociência para a aprendizagem. O professor fará a relação entre as bases neurobiológicas dos seres e a influência do ambiente como fatores facilitadores ou impeditivos de um aprendizado mais eficiente, eficaz e efetivo. A palestra ocorre na próxima segunda-feira (21), às 14h, no Auditório Wilson Aita, localizado no anexo C do Centro de Tecnologia da UFSM. As inscrições podem ser feitas aqui até esta quarta-feira (16).

A programação completa do encontro, com o cronograma de apresentação dos relatos de experiência ligados à educação, pode ser acessada em coral.ufsm.br/compartilhandosaberes.

A palestra de encerramento do evento será proferida pela médica psiquiatra Martha Noal, do Hospital Universitário de Santa Maria. Ela acontecerá no dia 23 de outubro, às 9h, no auditório do Centro Regional Sul (CRS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado no campus sede da UFSM. Abordando o tema “Publique ou pereça: os desafios do mundo acadêmico”, a pesquisadora fará a relação das exigências competitivas do ambiente universitário com a emergência de sintomas e condições de saúde comuns na atualidade, como ansiedade, depressão, insônia, procrastinação e perfeccionismo.

Para a palestra de encerramento, não há mais vagas disponíveis na pré-inscrição, mas os interessados podem comparecer na hora e local do evento, caso haja desistência de inscritos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220-8872 e pelo e-mail compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com.