Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Guaranis e miguelinos estrearam espetáculo com acadêmicos da UFSM nas ruínas de São Miguel



Espetáculo contou com elenco composto por guaranis e jovens de São Miguel das Missões. Foto: Maysa Frizzo

Nos dias 11 e 12 de outubro, o projeto de extensão De Terra Seus Corpos, coordenado pelo professor Odailso Berté, estreou o espetáculo Som e Luz em Corpos nas ruínas de São Miguel, com seu mais novo elenco composto por jovens de São Miguel das Missões e por Guaranis da aldeia Tekoá Ko’Enjú.

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Dança da UFSM, junto dos professores Crystian Castro, Mônica Borba e Odailso Berté, realizaram oficinas de dança contemporânea desde março de 2019 na cidade de São Miguel das Missões e na aldeia guarani. A partir deste trabalho de arte e educação patrimonial e de criação compartilhada, foi composto o elenco que trouxe à cena os descendentes dos guaranis que fundaram os Sete Povos das Missões junto com padres jesuítas.

Conforme o professor Berté, “é como se a redução de São Miguel Arcanjo ganhasse vida outra vez, através de um novo encontro de culturas, onde guaranis e brancos ressignificam a missão através da arte, da alteridade e do trabalho conjunto. É gratificante e um sinal de resistência ver os guaranis e os jovens locais sendo protagonistas de sua história dentro do patrimônio cultural”.

O projeto de extensão De Terra Seus Corpos é realizado por meio de convênio da UFSM e Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) com a Prefeitura e as secretarias de Turismo e Educação de São Miguel das Missões, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Coordenadoria de Cultura e Eventos e Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Museu das Missões.

As próximas e últimas apresentações da temporada 2019 do espetáculo Som e Luz em Corpos serão nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, às 20h30min, no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50005

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes