NTE lança guia para a utilização do MOODLE UFSM

Para divulgar informações sobre o ambiente virtual, a equipe do NTE UFSM, que é responsável por manter e gerenciar o software na Instituição, criou um guia com explicações sobre como funciona o gerenciamento e o acesso ao Moodle Institucional, a abertura de cursos e disciplinas no Moodle UFSM e os primeiros passos para seu entendimento e administração.

O Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) Moodle é um software livre (open source) sob licença GPL (General Public License), utilizado por diversas instituições de ensino em todo o mundo para ampliar as oportunidades de ensino e de aprendizagem digital.

A UFSM utiliza a plataforma Moodle há mais de 10 anos para gerenciar conteúdos, atividades e interações dos usuários (professores, tutores, alunos) dos cursos de graduação e de pós-graduação a distância do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil). Desde 2011, o Moodle passou a ser disponibilizado também aos cursos presenciais.

Suas funcionalidades incluem ferramentas e recursos que podem auxiliar educadores no planejamento e desenvolvimento de aulas apoiadas por tecnologia, tanto para o ensino online (sala de aula virtual) como para o ensino presencial.

O guia está dividido em treze manuais para seus usuários. É possível acessar o material completo no site do NTE, na seção Capacitações, em Guias para o Moodle v. 3.1

Informações e dúvidas sobre o Moodle podem ser consultadas através dos contatos:

Suporte Moodle: suportemoodle@nte.ufsm.br – 3220 8968
Capacitações sobre o Moodle: equipecapacitacao@nte.ufsm.br – 3220 9512
Criação de materiais didáticos para o Moodle: analistaeducacional@nte.ufsm.br – 3220 8969
Gravação de Videoaulas para o Moodle: estudio@cead.ufsm.br – 3220 8969
Suporte Pedagógico para o Moodle: analistaeducacional@nte.ufsm.br – 3220 8969