Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Encerramento da JAI Performativa terá apresentação do espetáculo “Musicanti Saltimbancos”



Foto colorida horizontal mostra pessoas interagindo em uma estrutura de canos amarelos montada no espaço interno do Espaço Multiuso
Espetáculo é promovido pelo Laboratório de Pesquisa e Produção Cênico-Musical

O espetáculo Musicanti Saltimbancos, promovido pelo Laboratório de Pesquisa e Produção Cênico-Musical do Departamento de Artes Cênicas da instituição, será apresentado no encerramento da JAI Performativa, nesta quinta-feira (24), às 18h, no Centro de Convenções. A encenação une as linguagens do circo, do teatro, da dança e da música em uma proposta divertida e irreverente.

A presente versão reconta, de maneira crítica e bem-humorada, a história de quatro animais que fugiram de seus donos para construírem suas vidas como artistas na cidade. Na fuga, encontram seus respectivos “barões”, justamente, na casa em que queriam descansar. Todos juntos, na união das suas qualidades, conseguirão expulsar os barões que os dominavam para conquistarem seu próprio lugar no mundo e, finalmente, poderem se tornar artistas de uma companhia de teatro.

O espetáculo, que foi construído através de um processo colaborativo com foco na formação de atores para musical, envolveu uma equipe de músicos, professores e alunos provenientes de cinco cursos da UFSM: Teatro, Artes Cênicas, Música, Educação e Engenharia Acústica. A proposta resultou em um trabalho que, realizado com beleza e humor, é direcionado a crianças e seus familiares de todos as idades.

A adaptação, livremente recriada e dirigida por Zé Renato Noronha, professor do curso de Licenciatura em Teatro da UFSM, partiu de clássicos da literatura e do teatro musical: Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, e I Musicanti, de Sérgio Bardotti e Luiz Bacalov, que teve a versão brasileira Os Saltimbancos, criada em 1972, assinada por Chico Buarque. Sérgio Bardotti foi produtor de Chico Buarque quando este se exilou na Itália no período da ditadura militar.

Nos dias 27 e 28 de outubro, o espetáculo Musicanti Saltimbancos terá sua estreia oficial, no Centro de Convenções, às 17h, com entrada franca. Confira mais informações.

Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50115

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes