Encontro de Talentos dos Servidores da UFSM completa 10 anos

Foto colorida horizontal mostra pessoas se apresentando num palco, uma moça canta e outros tocam instrumentos. há uma luz amarelada no palco e ao fundo a cor é negra
Neste ano, o Encontro de Talentos será realizado no dia 30 de outubro, no Centro de Convenções

Desde 2009, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio do Núcleo de Educação e Desenvolvimento da Coordenadoria de Ingresso, Mobilidade e Desenvolvimento, realiza o Encontro de Talentos dos Servidores da UFSM. O evento, que integra a Semana do Servidor Público na Universidade, busca oferecer atividades culturais, artísticas e esportivas apresentadas por servidores docentes e técnico-administrativos para toda a comunidade santa-mariense.

Os espetáculos, que por oito anos aconteceram no Theatro Treze de Maio, desde 2018 ocorrem no Centro de Convenções da UFSM. De acordo com a chefe do Núcleo de Educação e Desenvolvimento da Progep, Naira Kaus, a mudança possibilitou uma maior aproximação com a Instituição. “Permitiu a possibilidade de um público maior e oportunizou a realização do espetáculo no âmbito da UFSM, ratificando o papel da Universidade na promoção e difusão de cultura”, comenta.

Naira explica que o objetivo, além de homenagear servidores públicos ativos e aposentados da UFSM, é estimular a autoestima e informar sobre a importância de intercalar momentos de dedicação ao trabalho com momentos de lazer. “A comunidade também é beneficiada. O evento celebra a diversidade artística presente na Instituição e oferece um momento de confraternização e diversão ao público presente. Não é uma competição, e sim um momento de integração entre os talentos e a comunidade acadêmica”, explica.

Neste ano, o Encontro de Talentos ocorrerá no dia 30 de outubro, quarta-feira, das 19h30 às 21h30, no Centro de Convenções, com entrada franca. Dezenove servidores estão previstos para apresentarem suas habilidades artísticas para o público. As inscrições foram realizadas pelo Portal de Capacitação da UFSM de 1º de julho a 15 de agosto. Confira a lista de quem vai se apresentar.

Rafael Happke, servidor técnico-administrativo do curso de Jornalismo da UFSM, conta que, pela quarta vez, irá se apresentar com um grupo de amigos. “Eu toco guitarra e me apresento com colegas da Coordenadoria de Comunicação. Acho legal ver o que produzem de arte para além do ambiente laboral. A arte, em todas suas formas, é sempre uma manifestação que deve ser incentivada”, ressalta.

A integrante da banda Alma Gaúcha e também intérprete de Libras do Núcleo de Acessibilidade da UFSM Gabrielle Messerschmidt Schuster já está no seu quinto ano de apresentação. “É uma forma de mostrar o trabalho que tenho concomitante à UFSM. Buscamos sempre levar uma música autoral da banda e uma conhecida pelo público”, relata. Para ela, o encontro é uma forma de integração dos servidores. “É um momento de conhecer o que os colegas são fora da UFSM. Desfocar do trabalho e pensar no lado leve, na diversão de estar ali para interagir além de comemorar o dia do servidor”, afirma.

Além do Encontro de Talentos dos Servidores, outras atividades estão sendo organizadas pela Progep em comemoração à Semana do Servidor Público. As atividades podem ser conferidas na página do evento.

Confira vídeo comemorativo aos 10 anos do Encontro de Talentos dos Servidores:

Texto: Eloíze da Silva de Moraes, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti

Foto: Arquivo