Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Convênio entre UFSM e Eletrocar é assinado



No dia 24 de outubro, aconteceu a assinatura do convênio entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Eletrocar, empresa fornecedora de energia, para a execução conjunta do projeto “Modelagem para a previsão e monitoramento da evasão de unidades consumidoras, devido à expansão da geração distribuída fotovoltaica”. A solenidade de assinatura contou com a presença do reitor, Paulo Burmann, do vice-reitor, Luciano Schuch, representantes da Eletrocar, da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (AGITTEC) e da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC).

 O objetivo da parceria é desenvolver projetos de pesquisa na área da gestão energética, por meio de um sistema para monitoramento e análise antecipada da evasão do consumo de energia e seus impactos econômicos e financeiros decorrentes da expansão da geração distribuída nas concessionárias de energia elétrica. O projeto pode ser utilizado em todas as distribuidoras de energia elétrica e sua aplicabilidade será validada através de testes realizados em tempos pré-definidos, comparando previsões com observações reais. 

Com a parceria, espera-se que o projeto possa auxiliar na identificação de indicadores e na geração de informações relevantes que possam contribuir para as políticas públicas do setor elétrico. 

Texto: Laura Coelho de Almeida, bolsista de jornalismo na Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Foto: Solange Prediger, Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50172

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes