UFSM firma contrato de licenciamento de tecnologia para a plataforma Alimento de Origem

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) informa que, em outubro, a UFSM assinou o quarto contrato de licenciamento de sua história, o qual foi firmado com a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau) para a utilização da plataforma Alimento de Origem, desenvolvida no Campus de Frederico Westphalen em parceria com a própria Admau. O contrato de licenciamento é um documento jurídico em que uma parte autoriza a utilização de tecnologias de sua titularidade mediante remuneração, usualmente através de royalties.

A plataforma Alimento de Origem tem o objetivo de auxiliar o produtor no controle e na rastreabilidade dos alimentos. Liderado pelo professor Joel da Silva, do Campus de Frederico Westphalen, o projeto começou a ser desenvolvido para atender as regulações da Instrução Normativa Conjunta Nº 02/2018, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A publicação do documento, no início de 2018, definiu os procedimentos para aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia de produtos vegetais frescos voltados para a alimentação humana, com a finalidade de monitoramento e controle dos resíduos de agrotóxicos.

Pela plataforma, é possível realizar o cadastro da propriedade, dos alimentos, desenvolver as etiquetas para o rastreamento e acessar o caderno de campo digital (online e impresso). No site alimentodeorigem.com.br, também é possível entrar em contato com uma equipe técnica especializada para suprir dúvidas e auxiliar em todas as etapas.

Em quatro anos de existência, este foi o segundo contrato de licenciamento realizado através da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia da Agittec. O primeiro, também desenvolvido em parceria, foi firmado no início de 2018 com a empresa Tecnal Equipamentos Científicos, referente a uma câmara de fotoperíodos e biorreator de bancada.

O coordenador de Transferência de Tecnologia da Agittec, Ândiel Ortiz, destaca que “a efetivação de um contrato de licenciamento por uma universidade é um grande desafio e um marco relevante, pois compõe um dos pilares de maturidade das tecnologias desenvolvidas pela instituição. A participação da Admau demonstra, também, a importância do envolvimento de agentes externos no desenvolvimento, pois estes agentes podem apresentar enfoques distintos daqueles usualmente vivenciados pelos pesquisadores, contribuindo para aproximar o conceito de nova tecnologia ao de inovação tecnológica”.