Oficina sobre plantas medicinais foi ministrada para equipes de saúde de Palmeira das Missões

No dia 23 de outubro, foi realizada no Campus da UFSM de Palmeira das Missões a oficina Utilização de Plantas Medicinais por Equipes de Saúde, promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde/Interprofissionalidade, com recursos do fundo de incentivo de extensão (Fiex). A atividade, ministrada pela professora Tanea Bisognin Garlet, reuniu cerca de cem participantes, incluindo equipes de unidades de saúde do município, estudantes universitários e comunidade em geral.

Oficina de plantas medicinais reuniu cerca de cem participantes

Conforme a professora, a intenção foi preparar as equipes para orientar sobre o uso de plantas medicinais, reduzindo o emprego de remédios industrializados nos casos mais simples de problemas de saúde, proporcionando o bem-estar das pessoas e a redução de custos na aquisição desses medicamentos. “A oficina teve como objetivo proporcionar a identificação correta de plantas medicinais, além de orientar sobre a utilização adequada e com mais segurança dessas plantas, para tratamento de problemas de saúde mais usuais”, afirmou.

Para a bióloga da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Sílvia Villanova Lavallós, a atividade mostrou a necessidade de reconhecer e fazer o uso correto das plantas medicinais. “A oficina foi de extrema importância no sentido de se começar um trabalho de orientação e conscientização quando é possível o uso correto das plantas medicinais para o tratamento, cura e prevenção de doenças”.

Conforme Elieti Brizolla Frich, enfermeira que atua na Estratégia Saúde da Família, a utilização de plantas medicinais na atenção básica é um tema de grande relevância, na tentativa de diminuir o uso excessivo de terapias farmacológicas e automedicação. “No entanto, fica a preocupação de que se de fato o que está sendo prescrito pelo profissional será utilizado e identificada de forma correta pelo paciente e se a planta medicinal é de boa procedência. Observa-se a necessidade de mais estudos e capacitações sobre as plantas medicinais”, ponderou.

Uma das sugestões levantadas na ocasião foi a importância de se definir algumas patologias que mais acometem a população e, a partir delas, buscar conhecimento de quais plantas medicinais podem contribuir para a melhora dos sintomas, sem a necessidade de prescrição médica.

Para as estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem, a oficina foi uma oportunidade para discutir os diversos usos e aplicações das plantas medicinais e os benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmeira das Missões. “Momentos de conhecimento como este são de suma importância para a saúde da população. A utilização das plantas medicinais não deve ser apenas de maneira caseira e não comprovada de forma científica, pois atualmente existem políticas e programas que incentivam esta alternativa terapêutica. Assim, como futura profissional da saúde, vejo tamanha importância em encontros como este, onde adquirimos um entendimento melhor e aprofundado sobre as plantas medicinais colaborando para um crescimento e aperfeiçoamento na saúde”, destacou a acadêmica de Enfermagem Luísa Maria Schuh.

“A experiência de troca de saberes entre todos é muito válida e enriquece a nossa formação acadêmica”, salientou a acadêmica de Nutrição Eduarda Tremea. “Foi muito gratificante ver os profissionais de diversas áreas da saúde, pessoas que se interessam pelo tema e comunidade acadêmica buscando por novos saberes e compartilhando suas vivências em prol das melhorias para os usuários dos serviços de saúde. Foi um momento muito produtivo que abre o caminho para novos encontros”, finalizou a estudante de Enfermagem Tainara Giovana Chaves de Vargas.

Na ocasião, também foi apresentado o projeto do Jardim Medicinal que está em fase de construção no campus. O jardim visa a auxiliar no desenvolvimento de atividades educativas voltadas à comunidade e sensibilizar sobre a importância do uso de plantas medicinais.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões