Simpósio de Psiquiatria da UFSM terá como tema sexo, drogas e rock and roll

“Sexo, drogas e rock’n’roll: adicção e sexualidade em pauta” é o tema escolhido para o 1º Simpósio de Psiquiatria, em alusão ao aniversário de 50 anos de Woodstock, festival de música que é um dos maiores símbolos da contracultura mundial. Promovido pela Liga de Psiquiatria e pelo Departamento de Neuropsiquiatria da UFSM, o evento simpósio ocorre na sexta-feira (8) e sábado (9) no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado no prédio 26B do campus sede.

Com uma programação formada por palestras, mesas-redondas e apresentações culturais, o evento vai discutir o papel do sexo nas relações interpessoais, a ligação da música com o universo psíquico e pontos delicados relacionados ao uso de drogas. Aberto à participação da comunidade em geral, o evento tem como público-alvo acadêmicos e profissionais das ciências da saúde, sociais e humanas.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição. A taxa de inscrição, de forma antecipada, é de R$ 20,00 para o público em geral e de R$ 15,00 para alunos com Benefício Socioeconômico. Se realizada no dia do evento, o valor da inscrição sobe para R$ 25,00 e R$ 20,00, respectivamente.

A programação está disponível abaixo. Outras informações constam nas páginas do evento no Facebook e Instagram. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ligadepsiquiatriaufsm@gmail.com.

Programação:

Sexta-feira (8)

18h30min – “Transtornos do gênero”, com a psicóloga Clarissa Tochetto

19h30min – “Transexualidade”, com o psicólogo Cezar Bridi

21h – “Quando a balada termina na delegacia: sobrevivendo à violência física e sexual”, com o psiquiatra Vitor Crestani Calegaro, coordenador do Ambulatório de Psiquiatria do Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidentes do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm)

Sábado (9)

8h45min – “Sexo e relacionamentos: evolução e comportamento”, com o psicólogo Ivo Jung

10h30min – Mesa-redonda “Sexo, drogas e rock’n’roll: psiquiatria e cultura”, sob a coordenação de Vitor Crestani Calegaro

– “Personagens do rock e sua ligação com as drogas”, com o músico e produtor cultural Márcio Grings

– “Camisinha: uma morte anunciada”, com o infectologista Fabio Lopes Pedro, supervisor da Residência Médica em Infectologia e presidente do Comitê de Ética Médica do Husm

– “Sexo, drogas e rock’n’roll: uma abordagem psicodinâmica”, com o psiquiatra Felipe Salles, professor do curso de Medicina da Universidade Franciscana

13h – “Azar no jogo e sorte no amor: quando a diversão vira doença”, com o psiquiatra Alexandre Kieslich da Silva, professor do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari (Univates)