Solenidade marca a abertura da Cátedra Unesco Fronteiras e Migrações na UFSM

Atividade ocorreu na tarde de segunda-feira (4)

Ocorreu na tarde de segunda-feira (4), no Salão Imembuí da Reitoria, o início das atividades da Cátedra Unesco Fronteiras e Migrações, com sede na UFSM, uma realização do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e da Secretaria de Apoio Internacional (SAI).

A abertura contou com a fala do docente do PPGH e coordenador da Cátedra, André Luís Ramos Soares, e de outros convidados presentes, o vice-reitor, Luciano Schuch, o secretário geral do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas do Instituto Politécnico de Tomar, Portugal, Luiz Oosterbeek, o secretário de Assuntos Internacionais da UFSM, Érico Moraes Flores, e a coordenadora do Comitê de História, Regiões e Fronteiras da AUGM, professora Maria Medianeira Padoin.

Segundo André Soares, a Cátedra teve sua gestão durante o 1º Congresso Internacional de História da UFSM, em 2016, quando o professor Luiz Oosterbeek informou que a Unesco abriria, depois de vários anos, a inscrição de novas cátedras na área de Humanidades. Mas foi apenas em maio deste ano que o acordo entre Unesco e UFSM estabeleceu-se. Os objetivos: consolidar a rede já existente entre as universidades do Grupo de Montevidéu; criar projetos de pesquisa conjuntos e de caráter multidisciplinar e internacional; fortalecer e diálogo entre a área de Humanas com outras áreas do conhecimento; promover cursos e seminários; compreender de forma mais global a história local, regional e nacional; transformar as perspectivas de produção de conhecimento.

Neste sentido, disse Soares, já foram defendidas mais de 20 dissertações de mestrado da UFSM com o tema de fronteira, migrações, imigração, emigração, etc. Além disso, o PPGH buscou ampliar a rede de pesquisadores, envolvendo diversas instituições do Brasil e da América do Sul.

O professor destacou a atualidade do tema no Brasil e no mundo, e salientou a criação da Cátedra como um reconhecimento do esforço da UFSM para promover o entendimento e soluções para estas e outras questões, alavancado pelo momento atual do país do mundo, carente de discussões e propostas vindas das ciências da Humanidade.

Para a professora Maria Medianeira Padoin, a abertura das atividades é um desafio. “É um novo trabalho. É um novo desafio e creio que todos estão empolgados e conscientes disso. Nós somos, fomos e continuaremos sendo parceiros na construção de uma universidade com qualidade, que precisa de investimentos no ensino, na pesquisa e na extensão”, afirmou.

O evento encerrou com a conferência do professor Luiz Oosterbeek, sobre “A importância das Humanidades no mundo globalizado”.

Além dos convidados presentes, a Cátedra conta ainda com parcerias de diferentes entidades e instituições, como Universidade de la República (Udelar), Uruguai, através do Programa de Pós-Graduação em Humanidades; a Universidad Nacional del Litoral (UNL), Argentina, através do Departamento de História; a Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, através do Programa de Pós-Graduação em História; a Universidad de Salamanca, Espanha, através da direção do curso de História; e a Universidad de San Andrés, Bolívia, além de outros programas de pós-graduação na própria UFSM: História, Letras, Geografia e Direito.

As atividades da abertura ocorrem até o dia 12 de novembro. A programação completa pode ser conferida no site do PPGH.

Texto: Eloíze Moraes, bolsista da Agência de Notícias

Edição: Ricardo Bonfanti