Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Adoção do inglês em disciplinas curriculares é tema de pesquisa on-line com alunos da UFSM



Depois do levantamento com docentes, o grupo de pesquisa sobre Inglês como Meio de Instrução está coletando dados de alunos de graduação e de pós-graduação da UFSM sobre interesses e necessidades relativos à adoção do inglês em disciplinas curriculares. O questionário online pode ser respondido até o próximo domingo (10).

O uso de inglês em disciplinas de graduação e/ou de pós-graduação nos cursos da universidade pode melhorar a proficiência dos alunos e contribuir para ampliar sua participação internacional por meio de publicações e mobilidade acadêmica. Para aqueles que não têm a oportunidade de participar da mobilidade, o inglês como meio de instrução também é visto como ferramenta de acesso à experiência de “internacionalização em casa”, porque envolve currículos e conteúdos adaptados para a multiculturalidade e alinhados com demandas profissionais globais.

Universidades cuja língua não é o inglês, mas que utilizam o idioma nas aulas de seus cursos, também sugerem um ambiente mais acolhedor para alunos e pesquisadores de outros países.

O estudo está sendo desenvolvido no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (Labler), do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e Programa de Pós-Graduação em Letras, com apoio do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e da Secretaria de Apoio Internacional (SAI). Mais detalhes sobre a pesquisa e meios de contato com os pesquisadores responsáveis estão disponíveis no questionário.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50306

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes