Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição criada na UFSM estreia na Casa das Rosas, em São Paulo



Arte com a capa do livro e informações referentes à exposiçãoNo dia 13 de novembro, na Casa das Rosas, um dos espaços culturais mais importantes de São Paulo (SP), estreia a exposição “William Blake: Portas da Imaginação”, derivada do Centro de Documentação e Memória da UFSM Quarta Colônia, que reúne os painéis da mostra inspirada no romance gráfico “O Matrimônio de Céu & Inferno” quanto materiais raros e inéditos envolvendo o artista e poeta inglês e a coleção particular de Haroldo de Campos. 

A curadoria da exposição é de Enéias Tavares, professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística e um dos coordenadores do Centro de Documentação e Memória da UFSM, e a arte e design é de Fred Rubim, artista egresso do curso de Desenho Industrial da UFSM. A dupla lançou o quadrinho em Porto Alegre, com exposição na Sala João Fahrion da UFRGS, numa ação em parceria com a direção do Centro de Artes e Letras da UFSM e o Gabinete do Vice-Reitor. O projeto tanto adapta a obra de Blake para a linguagem dos quadrinhos quanto reflete sobre seu impacto no cinema, na música e na literatura.

Entre os materiais que compõem a mostra na Casa das Rosas, serão expostos pela primeira vez no Brasil placas e gravuras dos livros iluminados recriados pelo professor da Universidade de York Michael Phillips, material que compõe o Centro de Documentação e Memória da UFSM.

Enéias Tavares e Fred Rubim estarão em São Paulo para o lançamento da exposição e do quadrinho no dia 13 e também para ministrar, no dia 14, uma oficina sobre criação de quadrinhos. Depois da temporada paulistana, que vai até 11 de janeiro de 2020, a exposição vem para Santa Maria, onde terá temporada na Cesma e, depois, no Centro de Documentação e Memória.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50302

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes