Pró-Reitoria de Extensão ouve as demandas de Palmeira das Missões e região

Foi realizado na tarde de terça-feira (5) o Fórum Regional Permanente de Extensão em Palmeira das Missões. A cidade foi a segunda a receber o fórum, que está percorrendo todos os campi da UFSM para conhecer as demandas das regiões de abrangência da universidade. O evento contou com a presença do pró-reitor adjunto de Extensão, Rudiney Soares Pereira, do diretor do campus, Rafael Lazzari, do vice-prefeito Lucio Borges e do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vilande, além de representantes de entidades públicas e privadas da região, comunidade acadêmica e comunidade externa.

Durante a abertura do fórum, o vice-prefeito destacou o papel da UFSM na região das missões. De acordo com Borges, é possível apontar um antes e um depois na cidade de Palmeira das Missões com presença da instituição. O presidente da Câmara de Vereadores lembrou que a extensão realizada pela UFSM contribui para suprir algumas carências que a comunidade enfrenta. Além disso, Vilande ressaltou o papel de multiplicadora que a universidade tem na região.

Para o diretor do Campus da UFSM de Palmeira das Missões, há uma cobrança da sociedade para que a universidade desempenhe o papel de promotora de desenvolvimento regional. Neste sentido, Lazzari destacou a extensão universitária como importante agente na consolidação de mecanismos para promoção do bem-estar e do desenvolvimento social.

Atualmente, o Campus de Palmeira das Missões realiza 41 ações de extensão, sendo a grande maioria na área da saúde e da educação.

Demandas regionais – Durante o fórum, as principais demandas levantadas pela comunidade foram relacionadas à educação. Dentre as prioridades levantadas, estão cursos voltados à formação de professores da educação básica e do ensino técnico, além de parceiras com a Coordenadoria Regional de Educação para a promoção de ações para auxílio no ensino e aprendizagem de matérias básicas, como português e matemática. Também foi sinalizada pela comunidade a importância do desenvolvimento de ações de extensão em outras cidades da região, como as sugeridas por representantes da cidade de Novo Barreiro.

A partir das prioridades apontadas pela comunidade e dos dados coletados pela plataforma online, a Pró-Reitoria de Extensão vai orientar a criação de novas ações e definir os critérios de divisão dos recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões