“Caminhos para Incluir” é o novo documentário da TV Campus

Nesta quarta-feira (13) a TV Campus da UFSM lança o documentário Caminhos para Incluir. Esta produção teve como proposta abordar questões de acessibilidade na UFSM, com foco nas deficiências motoras. O documentário acompanha a rotina de dois estudantes em cadeiras de rodas, Thays e Samuel, acadêmicos de Psicologia e Relações Internacionais, respectivamente. Através de um olhar humanizado e reflexivo, a narrativa traz relatos das vivências de ambos na universidade, enfatizando seus talentos e capacidades.

As gravações contaram com a participação do Núcleo de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), que descreve os tipos de acessibilidade e os serviços disponíveis à comunidade acadêmica da UFSM que possui algum tipo de deficiência. Foi abordada também a importância da adaptação dos espaços e a inclusão das pessoas com deficiência.

Além disso, o documentário apresenta as modalidades de esportes adaptados praticados por Samuel no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), destacando a atuação do Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (Naeefa), que incentiva o esporte para toda a comunidade acadêmica.

O documentário vai ao ar quarta (13), às 21h, no canal 15 da Net Santa Maria e na página ufsm.br/tvcampus, e será reprisado nas terças às 13h, na sexta, às 20h30min, e no domingo, às 16h. Após a exibição, o documentário fica disponível nas mídias sociais da TV Campus.

A programação da televisão universitária pode ser acompanhada no Facebook, no Youtube, no Instagram e no Farol – plataforma de vídeos e áudios da universidade.

Ficha técnica do documentário:

Direção – Luciana Turcato

Roteiro – Eduarda Nenê da Costa, Luciana Turcato e Victória Alves