Projeto de extensão realiza ação de coleta de sangue no campus sede na quarta-feira (13)

O Projeto Circulação, gerenciado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem e desenvolvido por 11 grupos PETs da UFSM, em parceria com o Hemocentro Regional de Santa Maria, realiza na quarta-feira (13), das 8h às 14h, uma ação de doação de sangue em frente ao Restaurante Universitário I, no campus sede.

O objetivo principal do projeto é a conscientização sobre a importância da doação de sangue, bem como a coleta de bolsas no dia da ação. A campanha deste ano – A Arte de Salvar Vidas, pauta que a arte possui poder de transformação na vida das pessoas. Da mesma forma, a doação de sangue pode transformar, uma vez que quatro bolsas de sangue salvam até quatro vidas.

A primeira ação do projeto aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande, no último dia 28. Os integrantes dos grupos PETs foram até a escola a fim de levar informações sobre a doação de sangue e buscar a conscientização desde o ensino básico. Por meio de dinâmicas, jogos e interações com os alunos, a importância da pauta foi levantada. Além disso, o projeto prevê a captação de materiais escolares junto a papelarias para que a escola utilize em projetos artísticos ao longo do próximo ano.

A segunda ação é a coleta de bolsas de sangue no hall do RU nesta quarta. Para isso, uma unidade móvel do Hemocentro Regional de Santa Maria estará no local para a realização da coleta. No último ano, 86 bolsas de sangue foram coletadas em um período de seis horas.