Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Evento comemorou os 30 anos do Ipê Amarelo com lançamento de livro



Foto colorida horizontal mostra uma pulher no palco do evento, ao lado de bandeiras e da mesa oficial com copos e um banner do evento. Ela fala ao microfone e gesticula com a outra mão
Professora Luciana Esmeralda Ostetto, da Universidade Federal Fluminense, foi uma das palestrantes

A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, juntamente ao Centro de Educação (CE), realizou na segunda (11) e na terça-feira (12) o evento “Uma história compartilhada de educação e formação de professores na UFSM: 50 anos CE e 30 anos UEIIA”. 

O evento iniciou na tarde da segunda com a palestra “Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil e Colégios de Aplicação: desafios e perspectivas”, que buscou compartilhar experiências entre professores e integrantes de unidades de educação infantil vinculadas a universidades federais de diversos lugares do país.

Na terça-feira, o evento seguiu no Centro de Convenções da UFSM, com lançamento do livro produzido pela UEIIA e cinco palestras ao longo do dia, ministradas por professores da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e de outras universidades, como Maria Carmem Silveira Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luciana Esmeralda Ostetto, da Universidade Federal Fluminense, e Fabiana Oliveira Canavieira, da Universidade Federal do Maranhão. 

As inscrições foram gratuitas e abertas para estudantes de graduação, pós-graduação, professores ligados à UFSM e também da rede básica pública e privada do município. Houve 575 inscritos, e cerca de mil pessoas foram registradas visitando o evento. 

Foto colorida horizontal mostra uma mulher fazendo a inscrição na mesa de recepção do evento. Ela segura o livro recebido
Inscritos no evento receberam livro com artigos de professores da Ipê Amarelo

Aos inscritos, houve a distribuição gratuita do livro “Práticas formativas e pedagógicas na Unidade de  Educação Infantil Ipê Amarelo-UFSM: Narrativas docentes” para todos que realizaram inscrição. O livro é uma compilação de artigos produzidos por professores da Unidade Ipê Amarelo, e foi organizado pela diretora, Viviane Ache Cancian, a vice-diretora, Juliana Goelzer, e a professora Vívian Jamile Beling, da Coordenação Pedagógica. 

A obra busca explicar a proposta pedagógica utilizada pela Unidade de Educação Infantil a professores da rede pública do município e até de outras cidades, como Santa Rosa e Santo Ângelo, que já visitaram o Ipê Amarelo para entender seu funcionamento. 

Entre os temas abordados estão a trajetória dos 30 anos da UEIIA; educação voltada para bebês entre quatro meses e dois anos; sensibilidade do processo de ouvir e entender as crianças; como se estruturam as turmas multi-idades; os passeios realizados e o contato com a natureza; diversidade étnico-racial; inclusão de crianças com deficiência nas aulas com outros alunos; o currículo da Educação Infantil além da alfabetização; entre outros assuntos e experiências que possam agregar a formação de educadores. 

“É um evento comemorativo, mas também tem o objetivo de mostrar nosso trabalho. Estamos recebendo professores do município e até de outras cidades, que estão vindo para pensar a educação infantil. Esperamos que a universidade pública possa continuar sendo esse espaço que busca contribuir”, afirmou Marisete Vargas, técnica em assuntos educacionais que atua na Coordenação Pedagógica do Ipê Amarelo desde 2015.

Para comemorar os 30 anos, o Ipê Amarelo renovou sua identidade visual, com o auxílio do curso do Desenho Industrial da UFSM. A nova identidade visual foi pautada em palavras-chave: força, ruptura, autonomia e pluralidade. Todo o conjunto do símbolo e logotipo representa as características de uma escola que educa para o acolhimento ao próximo, a união, assim como o desenvolvimento da autonomia de suas crianças.

Mais informações sobre a nova identidade visual podem ser encontradas na página do Facebook.

Texto e fotos: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti

Veja também o vídeo institucional em comemoração aos 30 anos do Ipê Amarelo:

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50455

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes