Projeto desenvolvido em escola municipal será debatido em evento na quinta-feira (21)

A quarta edição do projeto Vamos Conversar? Debates sobre Docência em Ciências Sociais ocorre na quinta-feira (21), das 17h às 19h, na sala 2243 do prédio 74A, no Centro de Ciências Sociais e Humanas (a realização, inicialmente prevista para o dia 31 de outubro, teve de ser transferida para o dia 21 de novembro).

Esta edição terá a apresentação e debate do projeto Além da Ponte: Educação para Transformar a Realidade, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes, localizada na Vila Renascença, em Santa Maria.

As palestrantes serão a diretora e a vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes, Andreia Aparecida Liberali Schorn e Vanessa Medianeira da Silva Flôres, respectivamente, ambas mestras em Educação pela UFSM. A mediação será do professor Cleber Martins, coordenador do curso de licenciatura em Ciências Sociais.

O projeto desenvolvido na Escola Sérgio Lopes busca transformar a realidade, partindo do pressuposto de que é possível pensar e ver o mundo de outras formas, inventar mundos, fugir das representações naturalizadas e, assim, acionar outras possibilidades de experimentar os viveres na escola e transformar a comunidade.

Os objetivos são valorizar as mulheres que fizeram e fazem história no Brasil, no mundo, em Santa Maria e na comunidade da Renascença; superar estereótipos e preconceitos em relação aos papéis atribuídos a mulheres e homens; construir projetos de vida e construir cultura.