Lançada nova plataforma de análise midiática da UFSM

A Unidade de Comunicação Integrada (Unicom) disponibilizou ao público o novo modelo de análise da visibilidade midiática da Universidade Federal de Santa Maria. A plataforma propõe, por meio da técnica de clipping, o monitoramento, registro e análise contínua do conteúdo midiático relacionado à UFSM, ou seja, as menções feitas em jornais, revistas, sites, blogs, emissoras de rádio e TV, entre outros veículos online e offline.

Na página ufsm.br/clipping, o usuário pode navegar por uma lista com todas as notícias e notas veiculadas sobre a Universidade, fazendo um recorte por data. Também estão disponíveis gráficos dinâmicos com os nomes e os tipos de veículos, a projeção geográfica das publicações, o setor de origem na UFSM e o valor equivalente em mídia espontânea. Há, ainda, uma nuvem de palavras-chave com os temas abordados e a classificação das informações de acordo com os sete desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM.

As inserções na mídia são coletadas a partir de rondas diárias, alertas e monitoramentos direcionados. Após, os dados são inseridos na plataforma Power BI, um serviço de análise e apresentação interativa de informações já usado por outros setores da gestão da Universidade. Na página, estão disponíveis inserções a partir do dia 2 de dezembro de 2018, quando foi iniciado o novo processo.

Resultados

O clipping é fundamental para que se saiba o que está sendo comentado na mídia sobre a universidade. Ele auxilia na antecipação de possíveis problemas de imagem, identificação de focos de crise e na mensuração de resultados, gerando métricas e indicadores. As análises obtidas servem como referência para o planejamento e embasam a tomada de decisões pela gestão e pelas equipes de Comunicação.