Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM publica artigo sobre questões raciais em caderno do Estadão



O professor do Departamento de Filosofia do CCSH Flávio Williges teve um artigo publicado na edição online do caderno Estado da Arte do jornal Estadão, de São Paulo, nesta quarta-feira (20). O texto tem como título “Como discutir produtivamente questões raciais?”

“A publicação caracteriza aquilo que chamo de ‘desacordos raciais’ e as condições que devemos seguir para iniciar um debate produtivo sobre eles. Um desacordo racial é uma disputa que pode ocorrer em redes sociais, conversas (formais ou informais) ou na mídia (televisiva e impressa) sobre qual a resposta correta para questões políticas e morais relativas à raça e ao racismo como, por exemplo, a questão da compensação financeira aos descendentes de escravos, a adoção de cotas em universidades, proibição de piadas racistas, a causa das diferenças econômicas entre negros e brancos, importância de feriados simbólicos da comunidade negra brasileira – como o Dia da Consciência Negra”, afirma.

O professor indica, no texto, sete itens que devem ser observados para discutir de maneira construtiva temas como esses, que geralmente são abordados de maneira divergente, tensa e apaixonada. O objetivo principal é buscar uma ética conversacional ou uma ética da discussão que seja mais sensível, que respeite, inclusive, as reações emocionais dos grupos tradicionalmente marginalizados e, ao mesmo tempo, preserve a objetividade e a razoabilidade necessária para diminuir as injustiças raciais que caracterizam o país. 

O texto pode ser conferido no link.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50508

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes