Viva o Campus deste domingo terá atividades voltadas ao ciclismo

A Pró-Reitoria de Extensão (PRE), através da Coordenadoria de Cultura e Arte, promove neste domingo (24), o Viva o Campus Especial – 1º Circuito Pedal Viva Bem Faça Melhor Sesi. O evento é aberto a toda a comunidade e ocorre das 15h às 18h, em uma parceria entre a UFSM, Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e Associação Santa Maria Ciclismo (ASMC).

Diversas atividades, como exposição de bicicletas antigas, espaço para os grupos de ciclistas da cidade, instruções técnicas de como pedalar para iniciantes e ações educativas, farão parte da programação do Viva o Campus. O Sesi-RS, um dos organizadores do evento, recomenda o uso do capacete para as atividades. E, como doação, solicita aos participantes a doação de 1 kg de alimento não perecível.

A atração musical ficará por conta da banda Rainha de Maio, que traz um repertório variado de rock. No Planetário da UFSM, ocorrerá a exibição do filme Estrelas dos Faraós.

Haverá ainda a apresentação do projeto de extensão “Oficinas de intervenção psicossocial com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”. Será uma oportunidade para que o público obtenha informações sobre o projeto, e de conhecer a feira itinerante das Oficinas do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria, a qual tem produtos confeccionados pelos socioeducandos. Na oficina, Felipe Bueno da Silva vai apresentar o seu livro Entre Versos e Rimas para Superar Tempos Difíceis.

O projeto tem como finalidade buscar que a medida socioeducativa seja ressocializadora, assegurando direitos humanos e fazendo sentido para que os adolescentes possam se desenvolver e ter novas possibilidades.

A programação contará também com a Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), às 15h, que será realizada no gramado em frente ao Espaço Multiuso da UFSM. O objetivo é ensinar ao público em geral, incluindo os alunos da universidade, alguns sinais básicos para uma boa comunicação com a comunidade surda.

O Programa Viva o Campus objetiva potencializar as habilidades e experiências movimentadas pela instituição nas suas grandes áreas de atuação, mediando essas práticas com a comunidade que frequenta o campus nos finais de semana. Seu objetivo é incentivar a participação cultural e artística, a conscientização em sentido amplo e o cuidado com o meio ambiente.

Programação:

Planetário

15h – Sessão do filme Estrelas dos Faraós

Gramado em frente ao Espaço Multiuso

15h – Oficina de Libras

Largo do Planetário

16h – Concentração das atividades de ciclismo

Palco do Espaço Multiuso

16h30min – Banda Rainha de Maio

Presença:

– Polifeira do Agricultor

– Food Trucks

Outras informações constam na página do evento no Facebook.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE