Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parceria entre UFSM, Ala 4 e Prefeitura de Santa Maria prevê estudo ambiental



Nesta sexta-feira, 22, aconteceu a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSM, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e o Comando da Aeronáutica – Ala 4, que busca a conjugação de esforços entre as instituições para o estudo da flora e da fauna de duas importantes áreas da cidade de Santa Maria: o Aeródromo Municipal e o Distrito Industrial.

O mapeamento a ser realizado prevê a elaboração de planos de manejo da fauna e da flora das duas áreas, e será desenvolvido por técnicos, professores e acadêmicos da UFSM. Pelos próximos 5 anos, será possível identificar riscos no pouso e decolagem de aeronaves, bem como degradações ambientais no Distrito Industrial, por exemplo. O acordo contribui, assim, na elaboração do plano de riscos que a Prefeitura Municipal precisa apresentar para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a fim de garantir a segurança da população que utiliza o aeroporto de Santa Maria, o qual é gerenciado pelo Comando da Base Aérea. Além disso, pode contribuir na resolução de problemas já detectados na cidade como, por exemplo, a ampliação da pista de pouso do aeroporto. Esta ampliação pode garantir o pouso de aviões de maior porte e o aumento da oferta de voos, propiciando mais mobilidade para quem chega e sai de Santa Maria e movimentando a economia.

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, salientou que o acordo marca o encontro de demandas importantes para a Universidade e para toda a região. “É uma honra para a UFSM participar como peça importante desse projeto, que vem a ser um campo de atuação inédito no país. Apesar das leituras distorcidas sobre a UFSM, não nos abalamos e seguimos trabalhando. Nossa preocupação é com o desenvolvimento da região e do nosso país. Essa parceria mostra que precisamos caminhar juntos para esse desenvolvimento”.

O Comandante da Ala 4, Coronel Élison Montagner, registrou a alegria em ver o projeto em andamento através da união entre as três instituições. “Precisamos dessa conexão entre as equipes para que possamos, juntos, procurar soluções para nossa sociedade”, destacou. A cooperação também foi a palavra-chave utilizada pelo Prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, para definir o projeto iniciado. “Além de cooperação, a vontade é peça fundamental para fazer o ineditismo em nosso país”, salientou.

A assinatura do termo de cooperação também contou com a presença do vice-reitor, Luciano Schuch, do Pró-reitor de Extensão, Flavi Lisboa, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santa Maria, Ewerton Falk, do secretário adjunto de Meio Ambiente da cidade, Guilherme Rocha, do gerente de Segurança Operacional do Aeroporto, Aleques Martins, e demais representantes da UFSM e da Ala 4.

 

Matéria e fotos: Solange Prediger (Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50548

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes