Estudante de Jornalismo da UFSM é destaque nas Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM

Sabrina Lermen apresentou o trabalho premiado na UFSCar, onde ocorreu a 27ª edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM

A estudante Sabrina Lermen, do curso de Jornalismo da UFSM (Campus de Frederico Westphalen), foi premiada como autora do melhor trabalho da área de Humanidades – eixo temático “Meios e comunicação universitária” – na 27ª edição das Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Intitulado “Consumo midiático televisivo no Médio Alto Uruguai: agricultura familiar e o acesso a informações rurais”, o artigo apresentado por Sabrina foi o único da UFSM premiado no evento. As jornadas ocorreram de 23 a 25 de outubro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo como tema central “A ciência e a tecnologia na produção de inovação e transformação social”.

O trabalho em questão teve como objetivo estudar o consumo midiático e a busca de informações por parte dos agricultores familiares da região do Médio Alto Uruguai, destacando a utilização da televisão como suporte para práticas rurais. A produção é resultado da pesquisa “Análise quantitativa e qualitativa do acesso a informações rurais e consumo midiático no Médio Alto Uruguai”, coordenada pelo professor Rafael Foletto, do Departamento de Ciências da Comunicação do Campus da UFSM em Frederico Westphalen. Sabrina é bolsista de iniciação científica pelo Fundo Interno de Incentivo à Pesquisa (Fipe Jr.) da UFSM.

Criado em 1993, o evento Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM reúne anualmente centenas de participantes das várias universidades que fazem parte da associação. As jornadas estão orientadas a promover, desde cedo, o relacionamento entre jovens pesquisadores dos países do Cone Sul, promovendo o desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas.