Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Caminhadas na Natureza promove circuito “Sabores e Paisagens” no domingo (1º)



No próximo dia 1º de dezembro acontece mais uma edição do evento Caminhadas na Natureza, em Agudo-RS. O projeto é coordenado pelo Programa Rastro, do curso de Gestão de Turismo da UFSM, em parceria com a Emater Regional de Santa Maria. São circuitos organizados com uma metodologia internacional, com aproximadamente 10 quilômetros, passando por propriedades de agricultura familiar e atrativos turísticos de uma localidade rural. O circuito Sabores e Paisagens será das 12h às 14 horas, saindo do Seminário Franciscano – Canto Católico de Agudo.

 O projeto Caminhada na Natureza iniciou no Brasil em 2006, numa parceria do ONG Anda Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando a agricultura familiar e seu modo de vida. Cada circuito é único e pode incluir serviços como o café-da-manhã, almoço e feira de produtos locais. Os responsáveis pela organização de cada circuito de caminhada são as instituições locais e a própria comunidade.

Programa Rastro:

Sob responsabilidade do curso de Gestão de Turismo, o objetivo geral do programa é compreender e incentivar as atividades de aventura nos municípios da Região Central do Rio Grande do Sul, observando e otimizando sua relação com o meio ambiente, o desenvolvimento rural e o turismo. A proposta dialoga com os objetivos do o Programa Institucional Geoparque.

Serviço:

O que: Caminhadas na Natureza – Circuito Sabores e Paisagens
Data1º de dezembro de 2019
Ponto de Encontro:  Seminário Franciscano – Canto Católico
Café-da-Manhã (opcional): R$ 12,00 – a partir das 7h, com pães, schmiers, queijo, cuca alemã, café, leite e frutas da época.
Almoço Rural (opcional): R$ 20,00 – arroz, feijão, batata doce caramelada, carne de porco frita na banha, molho e saladas diversas.
Inscrições: agudo.caminhadas.info/
Mais informações: (55) 3265 -1220 e 996718122 . E-mail: emagudo@emater.rs.gov.br

Como participar?

Para participar dos circuitos do projeto Caminhadas na Natureza basta consultar o calendário de caminhadas no site ecobooking.com.br , encontrar um circuito e se inscrever. Não há cobrança de taxa de inscrição e os gastos serão somente com eventuais consumos, como os produtos locais e alimentação. O transporte até a comunidade anfitriã é de iniciativa de cada participante e sugere-se as caronas solidárias.

Recomenda-se roupas confortáveis, água (em garrafinhas reutilizáveis), óculos de sol, chapéu e protetor solar. Crianças podem participar e, caso alguém não consiga caminhar todo o circuito, há carro de apoio e serviços de atendimento a disposição no local.

Ao final da caminhada, cada participante receberá gratuitamente uma Caderneta de Caminhante, que deverá ser transportada a cada circuito percorrido posteriormente, para carimbo e confirmação de passagem nos postos de controle.

A próxima edição será no dia 8 de Dezembro, no Circuito “Pelos Caminhos do Imigrante”, em São João do Polêsine. Mais informações podem ser obtidas pela coordenadora do Caminhos da Natureza, professora Clarice Bastarz, em clariceufsm@gmail.com .

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50580

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes