Projeto da UFSM realiza oficinas de computação com alunos de escolas públicas

Durante o ano letivo de 2019, o programa de extensão Clube de Computação levou oficinas de programação a alunos de 19 escolas públicas municipais. Vinculado ao Centro de Tecnologia, o clube é coordenado pela professora Andrea Schwertner Charão, do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação da UFSM. Seu objetivo é disseminar fundamentos de computação ao público do ensino fundamental e médio de Santa Maria, por meio de atividades variadas que estimulem o desenvolvimento do pensamento computacional.

Até o ano passado, as oficinas eram realizadas através do contato direto com cada escola. Neste ano, foi firmada uma parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), vinculado à Secretaria Municipal de Educação. O núcleo tem como uma de suas funções articular as escolas da rede municipal, e serviu como meio para alcançar mais alunos a cada encontro, normalmente realizados na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai).

Bolsistas do Clube de Computação participaram como tutores dos estudantes durante o 2º Espaço Educar e Empreender

As oficinas são ministradas para turmas de 15 a 20 alunos oriundos de três escolas diferentes. Inicialmente, os alunos são introduzidos ao conceito de programação e ao trabalho dos cientistas da computação e outros profissionais da área. Para trabalhar termos e conceitos teóricos, os alunos partem também à prática. Ou seja, quando algum conceito é explicado, eles entendem com base em referências a atividades feitas por eles mesmos.

Os acadêmicos da UFSM deixam claro aos alunos das escolas que qualquer equipamento programável precisa passar por várias etapas para atingir o objetivo estipulado, e que todas os passos são fundamentais, assim estimulando a atenção e paciência deles. Para Manuela, estudante do sétimo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Antônio Reis, a experiência foi positiva, pois ela se tornou mais responsável, fez novos amigos e pôde trabalhar em equipe. “Nos primeiros dias, eu não sabia fazer muitas coisas no computador, mas ao pedir ajuda e ser mais comunicativa, consegui aprender a fazer slides, e até fizemos jogos”, conta.

Nas escolas, a criação de aplicativos é um tema que desperta bastante interesse nos estudantes. Segundo a coordenadora do projeto, todos os participantes foram muito ativos, tanto os iniciantes como aqueles que já participavam de atividades de programação desenvolvidas como um projeto extraclasse na escola. Em apenas uma hora, todos conseguiram realizar a atividade proposta: criar dois aplicativos simples que reagem ao clique de um botão. E muitos foram além, personalizando o visual do aplicativo e estendendo sua funcionalidade.

Em cada encontro, participam de dois a quatro bolsistas do Clube de Computação, na tutoria e auxílio aos alunos. A estudante de Ciência da Computação Viviane Endler participa do projeto desde 2018 e vê nas oficinas uma oportunidade para compartilhar conhecimentos com os alunos e incentivá-los a pensar de uma forma diferente, a não ser apenas usuários das tecnologias, mas também criadores. A experiência como bolsista do Clube de Computação ajudou também Ana Luísa Veroneze Solórzano (graduada em Ciência da Computação na UFSM) em sua trajetória acadêmica, que inclui prêmios e participação em eventos no exterior.

Participação em eventos – O Clube de Computação foi convidado para a 2ª Mostra de Programação organizada pelo Colégio Manoel Ribas, em setembro. O evento teve como objetivo apresentar para a comunidade escolar o que é produzido dentro dos cursos das áreas de programação e robótica, em parceria com o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism). Os alunos aprenderam noções de circuitos elétricos, automação, modelos eletrônicos, aplicativo Scratch e plataforma Arduino, entre outros temas.

No dia 5 de novembro, o Clube de Computação participou do 2º Espaço Educar e Empreender, promovido no Hotel Morotin pela Secretaria Municipal da Educação. O projeto ocupou um dos espaços do evento, junto com o NTEM, o Instituto Federal Farroupilha e o Núcleo de Tecnologia Educacional da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Estima-se que o evento, voltado a alunos e professores da rede municipal e estadual de Santa Maria, tenha reunido aproximadamente 5 mil pessoas durante dois dias.

A atividade oferecida pelo clube foi a reprodução do evento Hora do Código, realizado em escala mundial, o qual tem em vista a iniciação à programação de computadores e o desenvolvimento do pensamento computacional. Nele os participantes resolvem desafios no computador, programando soluções com uma linguagem visual, usando blocos que se encaixam como em um quebra-cabeça. O estande do Clube de Computação recebeu cerca de 300 pessoas, que resolveram os desafios nos 16 computadores disponíveis. Em momentos de pico, muitos participantes fizeram fila para participar. Todas as atividades tiveram a tutoria da equipe do clube, formada por cerca de 20 pessoas da UFSM, entre alunos, técnicos e professores.

O encerramento das atividades do Clube de Computação em 2019 aconteceu no dia 13 de novembro, durante o 5º Seminário de Encerramento do Projeto de Aluno Monitor do NTEM. A atividade foi realizada no auditório do Colégio Manoel Ribas e contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, da secretária de Educação, Lúcia Madruga, e da equipe do núcleo, incluindo ainda participantes do clube e a coordenadora do programa de extensão, Andrea Charão.

Os 66 alunos de escolas municipais que participaram das oficinas receberam os seus diplomas. Eles realizam atividades na sala de informática de suas escolas de origem, no turno inverso das aulas regulares, atuando como monitores voluntários, com o objetivo de auxiliar os professores que levam suas turmas até a sala de informática.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali