Campanha de vacinação contra o sarampo será realizada no campus sede nesta sexta-feira

Em uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva da UFSM e a Equipe de Saúde da Casa do Estudante, será realizada nesta sexta-feira (29) uma campanha de vacinação contra o sarampo no campus sede da universidade. O público-alvo é constituído por membros da comunidade acadêmica (estudantes, professores e servidores técnico-administrativos) na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

Contanto com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a vacinação será realizada nos seguintes locais e horários:

8h às 11h – no Centro de Ciências da Saúde (CCS);

11h às 14h – na unidade 1 do Restaurante Universitário (RU);

14h às 16h – no Centro de Ciências Rurais (CCR);

16h às 19h – na unidade 1 do RU.

Embora a campanha desta sexta seja voltada para a comunidade acadêmica, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo abrange desde bebês de 6 meses até pessoas com 49 anos de idade. Portanto, poderão ser vacinadas todas as pessoas nessa faixa etária que forem até esses locais, nos horários indicados acima. O público deve trazer a carteira de vacinação.

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo, que é uma doença infectocontagiosa viral grave e pode ser fatal. O sarampo estava erradicado no Brasil, mas voltou nos últimos anos. Sintomas característicos da doença, as manchas na pele podem aparecer até seis dias depois da transmissão, que acontece pelo ar.

Para quem não puder nesta sexta, é possível se vacinar no sábado (30) em qualquer unidade básica de saúde do município, quando acontece o Dia D de vacinação contra o sarampo. Outras informações estão disponíveis aqui.