Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acadêmicos de Dança farão apresentações no Centro Histórico de Santo Ângelo



Por meio do Projeto de Extensão Tekoá Arte e Vida, os professores Odailso Berté, Mônica Borba e Crystian Castro e acadêmicos do curso de Dança-Licenciatura da UFSM vêm desenvolvendo ações artísticas e pedagógicas com jovens da comunidade de Santo Ângelo (RS). Estas ações repercutirão na apresentação do espetáculo Ângelus, nos dias 14 (20h30) e 15 (21h30) de dezembro, no Centro Histórico – Catedral de Santo Ângelo.

Criado em 2006, por ocasião dos 300 anos da Redução de Santo Ângelo Custódio, o espetáculo Ângelus foi escrito pelo professor Odailso Berté e revisado por Dom Estanislau Amadeu Kreutz e pelas professoras/historiadoras Claudete Boff e Nadir Damiani, estudiosos da história missioneira. O espetáculo recria, através da dança e do teatro, a história da cidade missioneira de Santo Ângelo Custódio.

A arte produzida nesta redução aludia ao seu padroeiro – o Anjo da Guarda –, através das asas que eram talhadas pelos Guarani em todos os santos que esculpiam, e também o teatro jesuítico, que encenava batalhas entre anjos e demônios, com objetivo catequético, foram os elementos pesquisados e que deram origem à narrativa da obra.

À exemplo do espetáculo Som e Luz, de São Miguel das Missões, o espetáculo Ângelus instaura, no Centro Histórico de Santo Ângelo, um monumental diálogo cênico entre a arquitetura da Catedral, a planta da antiga redução, a dança e o teatro, recriando elementos históricos em diálogo com a contemporaneidade para recontar a vida, morte e reconstrução da cidade. A Catedral Angelopolitana é cenário, protagonista e símbolo, um patrimônio cultural habitável que condensa e atualiza as marcas da história no cotidiano da comunidade santo-angelense e dos turistas que a visitam.

A realização desta nova edição do espetáculo Ângelus, 13 anos depois de sua primeira apresentação pela extinta Cia Sarx de Teatro-dança, se dá através de um trabalho conjunto entre a Administração Municipal de Santo Ângelo e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com intervenção da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), apoio da Pró-Reitoria de Extensão, do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM e da Paróquia Anjo da Guarda.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50616

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes