Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta-se em Silveira Martins nesta sexta-feira



A Orquestra Sinfônica de Santa Maria estará nesta sexta-feira (29) em Silveira Martins, na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, para apresentar o 5º concerto da sua temporada oficial, o qual começa às 19h30min. O professor Claudio Esteves será o maestro de um espetáculo que terá como um dos seus destaques a estreia do poema sinfônico O Lamento dos Pankararu, cujo autor é Dimas Artur da Silva, bacharel em Música e mestrando em Educação pela UFSM. Premiado em diversos concursos, o compositor apresenta nessa obra a sua concepção musical da situação dos índios Pankararu no estado de Pernambuco. A entrada no espetáculo é franca.

O cinema também terá destaque no concerto, com duas músicas que marcaram a aparição na telona de personagens queridos – principalmente – do público infantil. O Coro de Câmara da UFSM vai cantar When You Wish Upon a Star, música que se tornou uma das mais famosas das produções da Disney, desde que a canção estreou em 1940 no filme Pinóquio. De 1979 é a canção Rainbow Connection, cuja interpretação ficará por conta do Coral da UFSM. Essa música embalou as trapalhadas dos Muppets em sua estreia no cinema.

O Coral e o Coro de Câmara juntam-se ao grupo de cordas da Orquestra Sinfônica para a apresentação da Sunrise Mass, do compositor norueguês Ola Gjeilo. Trata-se de uma obra que, embora contemporânea, remete à Idade Média pelo uso coral de textos da missa.

A incumbência de tocar ao violão, junto com a Orquestra Sinfônica, uma das obras orquestrais mais aclamadas (e mais caracteristicamente espanholas) do século 20 ficará a cargo do professor chileno Renato Serrano, dos cursos de Música da UFSM. A obra em questão é o Concierto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo.

O espetáculo é uma realização da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, contando com o apoio da Eny Calçados, Diário de Santa Maria, RBS TV, UniFM e TV Campus. Outras informações constam na página da orquestra no Facebook. O programa completo do concerto está disponível aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50628

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes