Prefeitura de Santa Maria realiza campanha de vacinação contra sarampo na UFSM

O RU foi um dos locais escolhidos para a realização da campanha

Devido à baixa adesão do público em campanhas anteriores, a Prefeitura de Santa Maria resolveu realizar uma nova etapa de vacinação contra o sarampo na tentativa de atingir resultados mais positivos. Por isso, nesta sexta-feira (29), membros da comunidade acadêmica (estudantes, professores e servidores técnico-administrativos), na faixa etária entre 20 e 29 anos, estão tendo acesso às doses em diferentes pontos do campus sede da UFSM.

Desde as 8h, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva da UFSM e a Equipe de Saúde da Casa do Estudante, está aplicando as vacinas em quem apresenta carteira de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento com identificação. Para quem não possui a carteira em mãos, é possível criar uma nova no momento da triagem.

Das 8h às 11h, a equipe esteve presente no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e, em seguida, até às 14h em frente à unidade 1 do Restaurante Universitário (RU). Até às 16h, as doses foram distribuídas no Centro de Ciências Rurais (CCR) e, depois, até às 19h, a vacinação volta a ser realizada no RU 1. Para quem não puder nesta sexta, é possível se vacinar no sábado (30) em qualquer unidade básica de saúde do município, quando acontece o Dia D de vacinação contra o sarampo.

A vacina é feita em duas doses e é a única forma de prevenção contra o sarampo. A doença, transmitida pelo ar, estava erradicada do Brasil, mas voltou durante os últimos anos. Sintomas característicos são manchas na pele que podem aparecer até seis dias depois da transmissão. Outras informações sobre a campanha e a doença podem ser conferidas aqui.

Texto e fotos: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali