Estudante da UFSM ganha medalha de prata em olimpíada de química para o ensino superior

Jéssica (ao centro) recebe o certificado de premiação ao lado dos coordenadores regionais da 2ª Obesq em Rondônia e no Rio Grande do Sul: Renato Cassaro e Tania Salgado, respectivamente

A acadêmica Jéssica Costa Alvim, de 23 anos, conquistou a medalha de prata na área de Química Analítica na 2ª Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (Obesq). Natural de Ji-Paraná (RO), Jéssica é estudante do 8º semestre do curso de Bacharelado em Química da UFSM, e foi a única aluna do Rio Grande do Sul a ser premiada com medalha na olimpíada. Além do segundo lugar na área de Química Analítica, ela também conquistou a 18ª posição na classificação geral da competição, que contou com mais de 400 acadêmicos de nível superior inscritos em todo o país.

A Obesq é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química e coordenada pela Universidade Federal do Ceará, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão. A Olimpíada destina-se a estudantes de cursos de Química (Licenciatura, Bacharelado e Química Industrial), tecnólogos (Tecnologia de Processos Químicos) e áreas afins (Engenharia Química e Farmácia) de instituições públicas e privadas de todo o território nacional.

Segundo Jéssica, “além de ser uma forma de testar o conhecimento sobre química, a olimpíada proporciona visibilidade para os alunos e para os cursos das instituições que participam, o que é muito importante para motivar a participação de novos estudantes neste tipo de evento ou mesmo melhorar o empenho nos estudos ao longo do curso de Química”.

A cerimônia de premiação da 2ª Obesq ocorreu na última sexta-feira (29) na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (USP). Para custear a viagem para participação na cerimônia, a acadêmica contou com o apoio das pró-reitorias de Graduação e de Assuntos Estudantis da UFSM, e com a colaboração de professores, amigos e familiares.

Além de Jéssica, outros seis alunos da UFSM receberam menção honrosa na 2ª Obesq: Diana Lermen (8º semestre de Química Industrial), Gustavo Henrique Weimer (8º semestre do Bacharelado em Química), Luiz Eduardo Welter (8º semestre da Licenciatura em Química), Luiza Bertoldo Stefanello (8º semestre da Licenciatura Química) e Natália Vincensi Fagundes (7º semestre de Química Industrial).

Com informações da Assessoria de Divulgação do Centro de Ciências Naturais e Exatas