Região Central do RS finaliza quarta fase do projeto de extensão Flores para Todos

Foto colorida horizontal mostra onze pessoas em pé, em uma sala, de frente para o público, que está sentado em cadeiras. Há flores e banners de flores no cenário
Reunião de avaliação ocorreu na Sala Claudio Mussoi, no CCR

Ocorreu na segunda-feira (2), no Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM, a reunião de avaliação da quarta fase do projeto Flores para Todos na Região Central do RS. O encontro marcou a conclusão do projeto, conduzido no segundo semestre de 2019 em oito municípios (Restinga Seca, Novo Cabrais, Mata, São Sepé, Ivorá, Dilermando de Aguiar, Júlio de Castilhos e Cachoeira do Sul).

Nesta fase, o projeto alcançou seis famílias de agricultores familiares e cinco escolas, com produção de 4,8 mil hastes florais de gladíolos (ou palma-de-santa-rita).

Durante o cultivo da flor, os agricultores e as escolas tiveram visitas técnicas de professores e estudantes do CCR que fazem parte da Equipe PhenoGlad da UFSM e de extensionistas da Emater/RS Regional de Santa Maria com o objetivo de orientar e repassar as técnicas de cultivo. O planejamento do plantio dos gladíolos para estarem prontos para o feriado de Finados (nos agricultores) e para datas festivas nas escolas, na 4ª Expo Restinga (4 a 6 de outubro) e na 45º Expofeira Regional de São Sepé (11 a 13 de outubro) foi com o aplicativo PhenoGlad Mobile, desenvolvido pelas equipes PhenoGlad da UFSM e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Curitibanos.

A reunião de segunda teve 43 presentes, entre agricultores, extensionistas e representantes das escolas (equipes diretivas e alunos), que participaram da quarta fase e que irão participar da quinta fase do projeto, no primeiro semestre de 2020, com foco na produção dos gladíolos para o Dia das Mães, o feriado de maior demanda de flores no Brasil. Ao total estavam representados 10 municípios.

A abertura da reunião contou com autoridades, como o vice-prefeito de Restinga Seca, Vilmar Foletto, o vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, o vice-diretor do CCR, Toshio Nishijima, e representantes de vários setores da UFSM.

A abertura dos trabalhos foi com a apresentação do vídeo oficial do projeto, gravado nos cultivos de gladíolo nos municípios de Novo Cabrais, Mata e em São Sepé e na Escola Municipal Sete de Setembro, em Restinga Seca, com depoimento de agricultores, extensionistas e professores e alunos da escola. Na sequência, cada agricultor e extensionista da Emater que acompanhou o projeto deu seu relato, de forma a dividir suas experiências com os demais. As escolas também fizeram seu relato, exaltando como o projeto ajudou nas práticas pedagógicas. No final, os novos agricultores e escolas selecionados para a quinta fase foram apresentados e receberam as primeiras orientações.

O projeto Flores para Todos iniciou em 2018 e já alcançou 55 municípios dos três estados do Sul (PR, SC e RS), beneficiando 67 famílias de agricultores familiares e 10 escolas. Até o final deste ano, serão produzidas cerca de 32 mil hastes de gladíolo. No Rio Grande do Sul, o projeto já alcançou 39 municípios e é coordenado pela Emater/RS-Ascar e pelas equipes PhenoGlad da UFSM nos campi de Santa Maria, Frederico Wesphalen e Cachoeira do Sul, em parceria com a Unipampa Itaqui e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Bento Gonçalves.

Confira as entrevistas realizadas pela Rádio Universidade na ocasião:

Professora Lílian Osmari Uhlmann, coordenadora para Santa Maria da Equipe PhenoGlad

Professor Nereu Streck, coordenador geral da Equipe PhenoGlad

Elton Ferreira Lima, mestrando em Engenharia Agrícola da UFSM, e integrante da equipe PhenoGlad

Mara Elaine Scortegagna Flores, produtora de gladíolos de Novo Cabrais

Flávia Micheli Glasenapp Borstmann, extensionista rural da Emater de Novo Cabrais

Professor Toshio Nishijima, vice-diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM

Professor Luciano Schuch, vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria