Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Guaranis integram o espetáculo “Ângelus” com acadêmicos de Dança da UFSM



Guaranis ensaiam para a apresentação do espetáculo

O projeto de extensão Tekoá Arte e Vida vai possibilitar a jovens dançarinos da aldeia Guarani Tekoá Yakã Ju contracenar junto com atores santo-angelenses e acadêmicos do curso de Licenciatura em Dança da UFSM para recontar a história de seus antepassados da Redução de Santo Ângelo Custódio. Trata-se do espetáculo Ângelus, que será apresentado no sábado, às 20h30min, e no domingo (15), às 21h30min, no Centro Histórico de Santo Ângelo. Criada em 2006 pelo professor Odailso Berté para a comemoração dos 300 anos do município, a obra reapresenta a história da sétima cidade missioneira através de um diálogo entre a dança, o teatro, a planta, os remanescentes da antiga redução e a atual catedral.

Através desse projeto de extensão e de um convênio celebrado entre a UFSM – por meio da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) – e a Prefeitura de Santo Ângelo, que se estenderá até 2020, oficinas de dança estão sendo realizadas na aldeia Tekoá Yakã Ju para compor o elenco do espetáculo Ângelus. Segundo o coordenador do projeto, professor Odailso Berté, a remontagem desta obra 13 anos depois de sua criação tem o objetivo de não mais falar ‘sobre’ os Guarani, mas fazer arte ‘com’ eles, estabelecendo diálogos e um novo encontro de culturas, no qual é possível trocar experiências, aprender, criar e dançar juntos.

Além dos Guarani, o trabalho artístico também se estende ao grupo de atores santo-angelenses da Cia. Actuare. Junto destes, 14 bailarinos, acadêmicos de Dança, interpretarão as coreografias do espetáculo Ângelus, dirigidas pelos professores da UFSM Odailso Berté, Mônica Borba e Crystian Castro. Este projeto é uma realização UFSM/Fatec, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Desportos, curso de Licenciatura em Dança e Prefeitura de Santo Ângelo, com o apoio da Paróquia Anjo da Guarda.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50755

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes