Estudantes do CCS criam a Liga Acadêmica de Assuntos Indígenas

Foi criada recentemente a Liga Yandê: Liga Acadêmica de Assuntos Indígenas, uma iniciativa de estudantes indígenas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM, sob orientação da professora Marinel Mór Dall’Agnol, do Departamento de Saúde Coletiva. “Yandê” corresponde ao pronome “nós” em Tupi-Guarani.

O objetivo é propiciar a integração e a troca de experiências entre o saber tradicional dos povos originários e o conhecimento acadêmico, levando em consideração o contexto histórico, as especificidades da cultura dos povos indígenas e o modelo assistencial adotado para eles. Além de criar um espaço para integração e divulgação da cultura indígena, a Liga Yandê pretende desenvolver ações do tripé acadêmico ensino-pesquisa-extensão, em temas como saúde, cultura, educação, meio ambiente e direitos, pautando-se por abordagem diferenciada e global.

Todos os integrantes da comunidade acadêmica (discentes, docentes e TAEs) com interesse na temática poderão participar da Liga Yandê. O pré-lançamento ocorreu no último sábado (7), mas o lançamento oficial acontecerá no reinício das aulas, em data a ser divulgada. A inclusão na Yandê será por ficha de inscrição e carta de intenções.

Mais informações pelo e-mail yande@ufsm.br.