Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Proinfra lança animação com medidas de prevenção de incêndio



Buscando proteger ainda mais e educar a comunidade acadêmica para a localização e identificação de sistemas de prevenção contra incêndio, o Núcleo de Prevenção de Incêndio da Pró-Reitoria de Infraestrutura produziu o vídeo “Medidas de Prevenção de Incêndio”, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional.

A produção teve como base os estudos realizados sobre o combate a incêndios e as normativas vigentes que regem o assunto. O objetivo da animação foi mostrar, de forma simples, as sinalizações e os sistemas de prevenção que são ativados na UFSM em circunstâncias emergenciais, para que todos saibam como agir em tais situações.  

Assista ao vídeo:

 

Sistemas de prevenção contra incêndio:

– extintores de incêndio;

–  hidrantes e mangotinhos;

– alarmes de incêndio;

– detectores de fumaça;

– chuveiros automáticos ou sprinklers;

– sinalização de rotas de fuga;

– portas com barramento anti-pânico;

– saídas de emergência;

– iluminação de emergência.

O que fazer em caso de emergência:

Ao escutar o alarme de incêndio ou qualquer outro tipo de alerta de situação de emergência, mantenha a calma, pegue apenas o essencial, alerte as pessoas e ofereça ajuda se necessário. Siga as sinalizações para as rotas de fuga, dirija-se para a saída mais próxima. Utilize escadas, afaste-se do prédio e aguarde até a situação ser resolvida.

O setor responsável por adequar as edificações, instalar e fiscalizar sistemas de prevenção de incêndio, bem como capacitar as pessoas para agirem em casos de emergências é o Núcleo de Prevenção de Incêndios da Pró-Reitoria de Infraestrutura (NPI/Proinfra). A instrução da equipe é que o vídeo seja amplamente divulgado em todos os eventos e espaços públicos da Universidade de forma a educar a comunidade acadêmica.

Em caso de situações de risco ou irregularidades, entre em contato com NPI/Proinfra pelo telefone 3220-9360 ou pelo e-mail npi.proinfra@ufsm.br.

Fonte: Unidade de Comunicação Integrada

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-50775

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes