Inovação e empreendedorismo é tema de debate na UFSM

Da esquerda para a direita: Rodrigo Décimo, Presidente da CACISM, Luciano Schuch, vice-reitor da UFSM, Eloi Zorzetto, jornalista da RBS e mediador do debate, Solange Binotto Fagan, vice-reitora da UFN, e Thiago Sanchotene ,Presidente da ADESM

Na tarde desta quinta-feira, 12, aconteceu o Painel RBS Notícias, promovido pela RBS TV como parte da programação dos 50 anos da emissora em Santa Maria. O evento, que teve como temática Inovação e Empreendedorismo, foi realizado na Agittec da Universidade Federal de Santa Maria, com a mediação do jornalista Elói Zorzetto e participação do vice-reitor, Luciano Schuch.

O objetivo do encontro, que foi o quarto promovido na região central do Estado, foi alinhar educação, inovação e empreendedorismo, aproximando academia, mercado e poder público para que todos trabalhem em prol do desenvolvimento de Santa Maria e região. A tríplice hélice (academia, mercado e poder público) foi apresentada por Schuch como a grande responsável pelo desenvolvimento tecnológico da cidade. “Ver aqui representantes dessas três áreas é muito significativo. Mostra que estamos juntos nessa batalha pelo empreendedorismo e pela inovação em Santa Maria e em toda a região. Temos muito ainda para crescer e a união dos nossos esforços será capaz de desenvolver muito a nossa cidade. Enquanto academia, estamos preocupados com a formação de líderes. Não importa se o aluno vai abrir uma empresa quando sair daqui ou se vai atuar no setor público, por exemplo. Importa que saia da Universidade para fazer a diferença na sociedade”, destacou o vice-reitor.

O evento soma-se aos esforços já realizados na cidade, desde 2018, por instituições, entidades e comunidade, que culminou, no ano de 2019, com a criação do InovaCentro, que é o Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Santa Maria. Este é composto por um grupo de trabalho com 50 voluntários, que atuam sob a orientação de um conselho composto por UFSM, UFN, SEBRAE, CACISM, Prefeitura e ADESM.

Do painel, também participaram como debatedores Solange Binotto Fagan, vice-reitora da Universidade Franciscana, Rodrigo Décimo, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM), e Thiago Sanchotene, Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM). O prefeito da cidade, Jorge Pozzobon, também esteve presente e contribuiu com o debate.

O Painel RBS Notícias nasceu em 2015 com o objetivo de promover debates e discussões sobre o desenvolvimento econômico e social das regiões. Os temas discutidos viram reportagens que serão exibidas nos programas locais da RBS TV e também no RBS Notícias.

Texto e foto: Solange Prediger (Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM)