PRE lança chamada para publicação de livros e outros produtos editoriais em 2020

A partir do dia 20 de dezembro, estará aberta a submissão de livros, em parceria com a Editora UFSM, e de outros produtos editoriais para a Série Extensão, que será financiada pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) em 2020. A série tem como objetivo publicar livros acadêmicos, cartilhas ou manuais que, com foco na extensão universitária, tenham como prioridade a comunidade externa.

Os produtos devem ser desenvolvidos por docentes ou por técnico-administrativos, em conjunto com estudantes que atuem em programas e projetos de extensão da UFSM, com recomendada atenção a comunidades ou grupos atendidos por ações de extensão. Para poder participar, basta que pelo menos um dos autores ou organizadores possua vínculo ativo com a UFSM (como servidor docente ou técnico-administrativo), bem como com algum programa ou projeto de extensão registrado no sistema da universidade.

A PRE prevê a publicação de, no mínimo, um produto editorial e um livro em cada uma das linhas temáticas da Política Nacional de Extensão (comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; trabalho). No entanto, esse número poderá ser ampliado. A submissão poderá ser feita até o dia 31 de março de 2020. Mais informações podem ser obtidas nas chamadas públicas N° 17 e N° 18.

Série de Extensão em 2019 – Com início em 2019, a Série de Extensão selecionou, através da Chamada Produtos Editoriais (Exceto Livro), 11 produtos de caráter didático, metodológico, de formação geral ou específica:

– A Pedagogia por Trás do Handbeach: uma Extensão para o Ensino da Modalidade;

– Dipo em Ação! – uma História sobre os Efeitos da Gordura no Corpo;

– Fisioterapia na Atenção ao Parto;

– Geomonumentos de Caçapava do Sul;

– Melano e Querato – uma História Sobre os Efeitos do Sol na Pele;

– Patrulha Sanguínea – uma História sobre as Células Sanguíneas no Corpo Humano;

– Planejamento de Atividades de Extensão na Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências;

– Plantas Medicinais Nativas de Uso Popular no Rio Grande do Sul;

– Pró-Saúde: Exercícios Físicos para Doentes e Gestantes;

– Professores mais Criativos & Estudantes mais Motivados;

– ‘Quem Vem Lá’ – (Mo)vendo-se com o Som e Luz em Corpos.

Já na Chamada Produtos Editoriais – Livros, em parceria com a Editora UFSM, foram aprovados e selecionadas três obras:

– “Ações Afirmativas: Relatos de Experiência na UFSM”;

– “Compromisso Social com Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade: o Papel da Extensão Universitária na Área de Direitos Humanos e Justiça”;

– “Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems): a Extensão Universitária em Destaque”.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional da PRE