Jardim Botânico da UFSM homenageia o seu fundador, professor Santo Masiero

Aos 97 anos de idade, o professor Santo Masiero recebe em sua residência a visita de uma comitiva do Jardim Botânico da UFSM

Em 2019, o Jardim Botânico da UFSM completa 38 anos de existência. Em virtude da importância dessa marca, na última quinta-feira (12) representantes da equipe do jardim realizaram uma visita ao seu fundador, professor Santo Masiero, que está com 97 anos de idade. Ele foi professor do Departamento de Biologia, na área de botânica. Desde o seu ingresso na UFSM, ele sonhava em criar um jardim botânico onde os estudantes pudessem ter o contato direto com as plantas. De acordo com Masiero, é preciso “plantar sempre, sem se preocupar em colher, pois um dia os pósteros agradecerão”.

Assim, em 1966, ele procurou o reitor José Mariano da Rocha Filho no intuito de obter apoio para a criação do Jardim Botânico. Em 1979, ela foi aprovada pelo Conselho Universitário, com a destinação de uma área para o jardim. A inauguração oficial foi em 1981.

Na primeira década de existência do Jardim Botânico, sob a liderança dos professores Santo Masiero e Adelino Alvarez Filho, e a participação de professores dos departamentos de Biologia e Ciências Florestais, várias espécies de plantas foram acrescentadas ao acervo do jardim. Para o professor Masiero, “o Jardim Botânico é um espaço de refúgio, dedicado ao ensino, pesquisa, extensão e lazer, promovendo uma integração entre a universidade a sociedade”.

Atualmente, o Jardim Botânico conta com a apoio de seis servidores técnico-administrativos, dois professores do Departamento de Biologia e 18 alunos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Engenharia Florestal, bem como do Técnico em Paisagismo. Em 2019, o jardim recebeu o maior número de visitantes da sua história, ultrapassando 10 mil pessoas, sendo em sua maior parte visitas escolares.

Para visitas guiadas de grupos, o agendamento deve ser realizado no site do Jardim Botânico da UFSM. Informações, eventos e novidades também podem ser conferidas em sua página no Facebook.