Projeto de extensão ministra oficinas e cursos para apenados sob monitoramento eletrônico

Na manhã da última sexta-feira (13), o projeto de extensão intitulado “O Resgate do Carnaval através do Tripé Educação, Cultura e Direitos Humanos”, vinculado ao Observatório de Direitos Humanos da UFSM, entregou cestas básicas, doadas pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria, para 30 famílias de apenados monitorados pelo Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico, órgão vinculado à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Cerca de 350 kg de alimentos foram arrecadados para distribuição em um evento realizado no Centro de Convenções. Na ocasião, também foi realizada uma oficina de cartonagem, ministrada pelo professor da UFSM Gaudêncio Gaudério.

Essa parceria com a Susepe começou ainda em 2019, através da participação de apenados sob monitoramento eletrônico nas oficinas e cursos ofertados pelo projeto no bairro Km 3, onde se localiza escola de samba Vila Brasil. “A assistente social da Susepe Patrícia Py demonstrou interesse com seu grupo de monitorados. Então eles começaram a ir até a escola nos dias dos cursos para se qualificarem. No total, 13 participaram e, destes, oito já estão empregados”, explica a coordenadora do projeto e pedagoga da UFSM, Cassiana Marques. Devido ao trabalho social e o auxílio na recolocação dos apenados no mercado de trabalho, a SUSEPE também homenageou o projeto e seus integrantes.

O projeto de extensão visa a resgatar a comunidade carnavalesca ao ofertar cursos e oficinas de formação que contribuam na questão da cidadania, do desenvolvimento pessoal e da geração tanto de emprego quanto de renda.

Escola de samba mais antiga da cidade, com 60 anos de existência, a Vila Brasil busca estabelecer uma parceria entre universidade e comunidade. “A ideia do projeto é aproximar a UFSM dessa comunidade periférica, para que eles possam começar a desenvolver esse sentimento de pertencimento, essa vontade de ir além e, futuramente, de estar inseridos na universidade. Minha formação enquanto pedagoga e carnavalesca pertencente àquela escola de samba, além de conhecedora daquela realidade, faz-me buscar essas parcerias, auxiliando a promover a qualidade de vida de todas essas pessoas que participam do projeto”, salienta Cassiana.

Além da Susepe, atuam no projeto a entidade beneficente Lar de Mirian, a empresa Sulclean e a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha. O Observatório de Direitos Humanos, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, tem o propósito de ampliar o debate sobre o tema e de estimular a participação de toda a comunidade em ações e reflexões sobre direitos humanos.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional da Pró-Reitoria de Extensão