Projeto Flores para Todos apresentou resultados durante dia de campo em escola em Giruá

Durante a 4ª fase do projeto no RS, foram plantadas 12.400 hastes de gladíolo

O Dia de Campo Escola Comunidade aconteceu na última sexta-feira (13) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola de Tempo Integral São Miguel Arcanjo, no município de Giruá. O evento teve três estações técnicas: “Relógio do corpo humano e uso de plantas medicinais” (a cargo da Escola e da Emater Regional de Santa Rosa), “Criação de abelha sem ferrão” (a cargo da Emater Regional de Santa Rosa) e “Gladíolo: manejo para produção de hastes e bulbos” (a cargo da Escola e da Equipe PhenoGlad da UFSM).

O evento contou com a participação de 129 inscritos, entre extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), professores, pais e alunos da escola e também uma representação da Escola Estadual Duque de Caxias, candidata a receber o Projeto Flores para Todos em 2020. Na solenidade de abertura, estavam presentes o prefeito de Giruá, Ruben Weimer, e seu vice, Antonio Carlos Dalla Costa,, o vice-diretor da Escola São Miguel Arcanjo, Alberto Spies Klein, a secretária de Educação e Cultura de Giruá, Denise Weber, o chefe do Escritório Municipal da Emater de Giruá, engenheiro agrônomo José Cláudio Lourega Reis, e o coordenador da Equipe PhenoGlad da UFSM, Professor Nereu Augusto Streck.

A estação do gladíolo no Dia de Campo representou a entrega de resultados da quarta fase do Projeto Flores para Todos para a comunidade atendida pela escola e foi apresentada pelo professor da Escola São Miguel Arcanjo Lucas Palmeira e pela integrante da Equipe PhenoGlad da UFSM engenharia agrônoma Paola Ana Buffon, com participação da aluna do 5º ano Danieli Mendonça Macht, que representou os alunos que conduziram o cultivo da flor na escola. O planejamento dos dois cultivos de gladíolo do Projeto Flores para Todos na escola foi com o aplicativo PhenoGlad Mobile, desenvolvido na UFSM em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, para atender a demandas de flores da escola, como a decoração da festa de formatura do 9º ano.

A quarta fase do projeto de extensão Flores para Todos na Região da Fronteira Noroeste e Missões do RS aconteceu em três municípios (Santa Rosa, Porto Vera Cruz e Giruá), com a produção de 2.400 hastes de gladíolos em quatro famílias de agricultores, na Escola São Miguel Arcanjo, de Giruá, e Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, de Santa Rosa. A condução do projeto nestes municípios foi coordenada pela Emater Regional de Santa Rosa e pela Equipe PhenoGlad da UFSM.

Ao todo, durante a quarta fase do projeto no RS, que foi realizada no segundo semestre de 2019, foram produzidas 12.400 hastes de gladíolo em 19 municípios, tendo sido atendidas 23 famílias de agricultores e oito escolas. Desde a primeira fase, no primeiro semestre de 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 57 municípios nos três estados do Sul do Brasil, no Distrito Federal e no Ceará, totalizando uma produção de 32 mil hastes da flor.